Conferência Municipal de Cultura é aberta nesta sexta

Por - em 397

Gestores da área cultural, artistas, arte-educadores, representantes de Ongs e associações comunitárias que desempenham atividades culturais participam, a partir desta sexta-feira (9), da III Conferência Municipal de Cultura.

O credenciamento para participar da conferência está aberto até a sexta-feira (9) às 12h, na sede da Funjope, no Centro. A outra opção é se credenciar na abertura da conferência, a partir das 17h30, na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, localizada na Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488, Tambauzinho.

Realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), a conferência também servirá para escolher até 25 delegados que irão representar a capital na instância estadual. A abertura está marcada para às 19h, com a apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Até o dia 11 serão proferidas palestras, Grupos de Trabalho (GTs), plenária para aprovar o regimento interno e debates.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, que está à frente da organização da III Conferência Municipal de Cultura, destacou que os três dias serão dedicados à reflexão sobre as políticas culturais. “A Conferência será mais um espaço de discussão e elaboração de propostas de políticas públicas, a partir de uma reflexão desde a política nacional até o Sistema Municipal de Cultura. Tivemos quatro pré-conferências que contou com uma mobilização interessante nos bairros e comunidades e que serviram de base para o encerramento dessa etapa com a III Conferência Municipal de Cultura”, frisou.

Até o dia 11 os participantes vão discutir diversos assuntos referentes à área, principalmente, o tema central “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. No dia 10 (sábado), a programação ocorre das 8h às 12h e das 14h às 17h e no dia 11 (domingo), das 8h às 12h. A programação cultural terá Banda Arupemba, Ciranda do Sol, Maracatu Nação Pé de Elefante e Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.

A III Conferência Municipal de Cultura terá como norteadores das discussões os quatro eixos determinados pela Conferência Nacional de Cultura: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais,  Cultura como Desenvolvimento Sustentável.


III CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA

“Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”

 

Sexta (9)

17h30          – Credenciamento

19 h            – Execução do Hino Nacional Brasileiro pela Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa

20h             – Abertura Oficial

  • Representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais/Sociedade Civil
  • Diretor executivo da Funjope – Maurício Burity
  • Representante do Ministério da Cultura

20h30 – Palestra de Abertura – chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MINC), José Gilson Matias Bastos

21h             – Coquetel

– Apresentação Cultural – Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste

 

Sábado (10)

8h      – Credenciamento

9h      – Leitura e Aprovação do Regimento

10h    – Organização dos Grupos de Trabalho (GTs)

12h    – Almoço

– Apresentação Cultural – Banda Arupemba

14h    – Trabalho em Grupo

17h    – Coffe-break – Apresentação Cultural – Maracatu Nação Pé de Elefante

 

Domingo (11)

8h      – Plenária

11h    – Coffe-break

– Apresentação da Ciranda do Sol

11h30 – Eleição dos Delegados

12h    – Encerramento

 

Grupos de Trabalho (GTs)

 

Eixo 1 – Implementação do Sistema Nacional de Cultura – Mediadora: Gorete Silva

Eixo 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural – Mediador: Carlos Anísio

Eixo 3 – Cidadania e Direitos Culturais – Mediadora: Maria Stella Martins Silva

Eixo 4 – Cultura como Desenvolvimento Sustentável – Mediador: Rômulo Halysson