Congresso sobre participação popular na gestão pública começa nesta 6ª

Por - em 316

Começa nesta sexta-feira (13) o Congresso Municipal de Participação Popular, que tem como tema principal a discussão sobre “Os mecanismos de participação popular na gestão pública”. O evento deverá receber em torno de 500 participantes, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O credenciamento ocorrerá a partir das 18h e a abertura oficial será às 19h.

O evento terá duração de dois dias, com encerramento previsto para a tarde deste sábado (14). Neste primeiro dia, ocorrerá uma mesa redonda para discutir as ferramentas de participação popular adotadas pela gestão pública. A mediação será do ex-prefeito do Recife (PE) e atual deputado federal, João Paulo Lima e Silva. Ele abordará a experiência bem sucedida de participação popular executada na época de sua gestão, na Capital pernambucana. Também participarão como debatedores a coordenadora da ONG Centro de Ação Cultural (Centrac), de Campina Grande, Ana Patrícia Sampaio e o secretário Municipal de Transparência, Éder Dantas.

O Congresso Municipal de Participação Popular é organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP). De acordo com o secretário do OP, Hildevânio Macedo, o evento tem o objetivo de divulgar a sistematização das propostas elaboradas pelos segmentos sociais para o Plano Plurianual (2014-2017) – definidas durante os fóruns temáticos do PPA Participativo – e debater a implementação do Sistema Municipal de Participação Popular de João Pessoa.

Segundo dia – Neste sábado (14), as atividades terão início 9h, com uma mesa redonda sobre o Sistema Nacional de Participação Popular. A mediação será do diretor do Departamento de Participação Social da Presidência da República, Pedro de Carvalho Pontual. Participarão como debatedores o secretário Executivo do Conselho Nacional de Juventude, Bruno de Oliveira Elias e o secretário Executivo do OP, Hildevânio Macêdo.

Já na parte da tarde, às 14h, serão promovidos painéis formativos. Os temas serão os seguintes: Controle social e participação popular; participação popular e orçamento público; comunicação como ferramenta de participação popular; mecanismos de participação popular; mobilização social para conquista de direitos; participação popular para efetivação dos Direitos Humanos; a participação Popular como ação educativa; a implementação de políticas públicas através da participação popular; e a participação popular na construção da reforma política.

Inscrições no local do evento – Quem ainda não se inscreveu para o Congresso Municipal de Participação Popular poderá confirmar a sua participação no local do evento. Serão disponibilizadas mais 50 inscrições para os interessados. Informações pelos telefones (83) 3214-4236 / 3218-5629 ou por e-mail, encaminhando mensagem para o endereço  op.cmpp@gmail.com.