Conheça o perfil dos finalistas do concurso de novos estilistas da Estação da Moda

Por - em 627

A uma semana da última etapa do FashionTech, os seis finalistas do concurso de novos estilistas se preparam para apresentar uma coleção com 30 looks desenvolvida durante o mês de janeiro. Além dos croquis, os finalistas deverão apresentar o protótipo de um look proposto na coleção. Entre os concorrentes estão estudantes, acadêmicos, amadores e profissionais da área. A final acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro, em local a ser definido, já que o prédio da Estação da Moda passa por reforma.

O FashionTech é um concurso de novos estilistas promovido pela Estação da Moda, Centro Vocacional Tecnológico da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O vencedor é premiado com o desenvolvimento da coleção proposta, com todas as despesas incluídas, além do desfile de apresentação da coleção e uma visita técnica ao Senai/Cetiqt, no Rio de Janeiro.

Conheça o perfil dos finalistas:

Atena Pontes de Miranda tem 26 anos e leciona a disciplina História da Arte para alunos do Ensino Médio e pré-vestibular. É mestre em Moda pela Université de la Mode, de Lyon na França. Durante o tempo em que morou na Europa, trabalhou como pesquisadora para a exposição “Moda em tempos de guerra”, do Museu Centre de l’Histoire de la Résistence et la Deportation (Lyon) e como produtora de moda em eventos da área, como o “La Nuit Européenne des Musées” e o “Marché de la Mode Vintage”. A coleção é inspirada no tema Xique Xique e propõe o uso de materiais reciclados na sua confecção, como fios de telefone.

Brígida Spinelli, de 25 anos, é técnica em Produção de Moda e cursa Química, na Universidade Federal de Campina Grande. Cria, sob encomenda, trabalhos artesanais, onde utiliza materiais como plástico, madeira e vidro, e manuais, utilizando técnicas variadas, como crochê, tricô, ponto cruz e bordado. Também costura suas próprias roupas. Para o FashionTech criou uma coleção inspirada no aquecimento global. O objetivo, segundo a finalista, é alertar para a preservação da natureza e dos recursos naturais.

Carina Queiroz, de 24 anos, é formada em Produção de Moda e cursa Design de Produtos na Universidade Federal da Paraíba. Além da final do FashionTech, ela também se prepara atualmente para colocar em funcionamento o seu ateliê, que será voltado para artigos de decoração e moda. A previsão é que esteja em funcionamento ainda este semestre. Para criar a coleção, a produtora de moda se inspirou na história de Hinata e Neji, personagens do universo de anime.

Lucyana Xavier de Azevedo tem 29 anos e é designer de moda e tecelã. Foi aprovada em dezembro de 2013 na seleção para o quadro de docentes do curso de Design de Moda do Unipê, onde passa a lecionar este ano. Possui um trabalho voltado para a área de design têxtil e técnicas artesanais têxteis. Esse diferencial, segundo Lucyana, foi responsável por levá-la a final do concurso, onde apresentará uma coleção de moda inspirada em azulejaria têxtil.

Rivaldo Paiva da Silva Júnior, de 21 anos, trabalha como auxiliar de escritório e, nas horas vagas, como estilista amador, desenvolvendo modelos para família e amigos. Na última edição do FashionTech, Rivaldo Júnior ganhou uma Menção Honrosa pela coleção inspirada em elementos da história e da cultura paraibana. Este ano, o finalista buscou inspiração nas bonecas, com a coleção “Valley of the Dolls”.

Werlleson Wiler Moura Silva é o caçula do concurso. Com 18 anos, o estudante de Design de Moda do Unipê já trabalha como estilista em uma loja de tecidos da capital. Nos últimos anos, Willer Moura vem se especializando e colecionando diplomas na área de moda. No currículo, cursos de Vestuário, Desenho de moda, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção de Moda, Modelagem e Modelista – todos pelo Senai, além de Consultoria de Imagem e Operador de Máquinas de Costura Industriais pela Estação da Moda. Para o FashionTech, prepara uma coleção inspirada no eco design, com o tema “Quando a Moda Encontra a Sustentabilidade”.