Conjunção de planetas e ocultação de Saturno podem ser vistas no céu de JP

Por - em 1048

moonSaturn-1Os planetas Marte e Saturno estarão em conjunção e podem ser vistos, neste domingo (31), pelas lunetas do laboratório de Astronomia, localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano. As observações têm início sempre às 18h30, mas, a visualização dependerá das condições climáticas do dia. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

A Ocultação do planeta Saturno é outro fenômeno poderá ser visualizado com lunetas apenas no céu de João Pessoa, neste domingo (31), a partir das 15h50. No entanto, neste momento, o laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco não estará aberto para visualização pública, apenas a noite quando haverá a observação dos astros, a partir das 18h30.

Sobre o fenômeno professor de Astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, explicou que essa ocultação terá certa dificuldade de observação, devido à claridade e a pessoa que tiver em casa uma luneta poderá observar com o cuidado para não olhar diretamente para o sol, pois a incidência direta da luz solar (raios) poderá causar problemas de visão.

O laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco foi à primeira instituição visualizadora a se cadastrar na Liga Ibero-Americana de Astronomia (LIA), evento público desde domingo (31).

O evento contará com a presença dos membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (Nepa), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que na ocasião estarão disponibilizando instrumentos para visualização pública. O responsável pela parte de arte-fotografia da APA, Marcelo Zurita, também se fará presente para registrar imagens do fenômeno no céu da cidade.

“Mesmo não sendo os maiores nem os mais próximos, Marte e Saturno são os planetas que mais fascinam os astrônomos e os amantes da astronomia de todo mundo, além da terra, é claro”, explicou o professor de Astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo.

O professor Marcos Jerônimo explicou ainda que Marte, por sua semelhança com a Terra, durante muito tempo foi alvo de especulações sobre a existência de vida por lá devido aos famosos “canais marcianos”. “Essas especulações já venderam muitos livros de ficção científica e nos levou a enviar diversas sondas espaciais em busca de indícios da existência de vida primitiva no planeta vermelho”, comentou.

Saturno impressiona por sua beleza única no Sistema Solar. Seus anéis, formados por gelo e poeira, tornaram-se o principal alvo de observações astronômicas desde que observados pela primeira vez, em 1610, por Galileu Galilei.

“Quem quiser observar essa conjunção, poderá fazer isso a olho nu. Logo após o por do sol, os dois planetas estarão próximos ao zênite, que é o ponto mais alto do céu, logo acima das nossas cabeças. Se o observador contar com um pequeno telescópio, dependendo do aumento utilizado, poderá tentar visualizar os anéis de Saturno ou a calota polar de Marte”, acrescentou.

Mesmo que as condições climáticas não ajudem no domingo, os interessados ainda vão ter alguns dias para observar os dois planetas próximos. No dia 31 de agosto, Marte e Saturno ainda terão a companhia da lua crescente, outra ótima oportunidade para contemplar o céu noturno.

Serviço:
Observação Planetária – Marte e Saturno
Ocultação de Saturno – 15h50

Domingo (31)
Hora: 18h30
Local: Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Informações: 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
CONTATO PARA IMPRENSA:
Marcos Jerônimo (astrônomo)
Fone: 8718-7667.