Conselheiros do OPCA participam de formação sobre cidadania

Por Monica Melo - em 830

Começa nesta quarta-feira (27), a rodada de formação com os alunos das escolas municipais que fazem parte do conselho do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Até o dia 26 de outubro, os 212 alunos eleitos conselheiros participarão de oficinas e dinâmicas pedagógicas que abordarão temas relacionados à cidadania. Os conselheiros foram eleitos em votação realizada na etapa anterior do projeto, ocorrida em julho.

A primeira escola a participar da formação é a Escola Municipal Aruada, nos dias 27 e 28 de setembro. Em seguida é a vez da Escola Índio Piragibe, nos dias 4 e 5 de outubro;  a Escola Dumerval Trigueiro, nos dias 10 e 11 de outubro; a Escola Fenelon Câmara, nos dias 18 e 19 de outubro e a Escola Zulmira de Novais, nos dias 25 e 26 de outubro.

De acordo com o coordenador do OPCA, Paolo Correia, as oficinas e dinâmicas terão como eixo temático a democratização da participação, com atividades pautadas na prática da cidadania, zelo pelo patrimônio público, participação cidadã, protagonismo e empoderamento do conselho OPCA dentro da comunidade escolar.  “Investir em um ensino sócio educacional qualificado e em ações que possam complementar esses valores, não só modificam as relações dos alunos com a escola, mas também suas relações familiares e com a comunidade”, defende.

Ainda de acordo com o coordenador, as ações do OPCA fortalecem a comunidade escolar pelo fato de ir até ela com propostas de produzir novos conhecimentos e reflexões sobre os direitos e deveres de cada membro pertencente à escola, como alunos, professores, funcionários e gestores, sendo os alunos os maiores proponentes e protagonistas desse processo.