Conselho de Turismo realiza primeira reunião do Plano Diretor

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O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realiza nesta terça-feira (8) a primeira oficina de trabalho para elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de João Pessoa. A reunião, onde também serão empossados os novos membros do Conselho, acontecerá a partir das 9h no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

O Plano Diretor é um projeto para planejar, a médio e longo prazo, o desenvolvimento do turismo e o crescimento da economia municipal no setor, com planejamentos que conectam ações da infraestrutura, meio ambiente, urbanismo, transporte, cultura, com atenção ao desenvolvimento humano, inclusão social e a sustentabilidade local.

Nesta reunião, a proposta para preparação do planejamento turístico será dividida em dois módulos. O primeiro módulo será para elaboração do Plano Diretor de Turismo e o segundo direcionado à reestruturação organizacional da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), onde serão ampliados e traçados o Sistema de Gestão, Plano de Crescimento e Desenvolvimento de Marketing.

Segundo o diretor de desenvolvimento institucional da Setur, Milton Ferreira da Silva, é legítima a necessidade de construir um diagnóstico aprofundado das ações turísticas no município. “Juntamente com os membros do Comtur e com os coordenadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), buscaremos discutir e traçar diretrizes que sejam capazes de fortalecer o mercado de turismo e todos os seus benefícios sociais e econômicos em João Pessoa”, ressaltou Milton.

O contrato para o desenvolvimento e reestruturação turística foi  firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Fundação Getúlio Vargas, com a participação do Comtur para que, através de sugestões, os participantes busquem propostas para traçar metas e ampliar as diversas potencialidades turísticas de João Pessoa.

Comtur – O Conselho Municipal de Turismo tem como finalidade subsidiar a Setur na formulação e aplicação da política municipal de turismo e dos planos, programas e projetos, criando condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento em bases sustentáveis das atividades na cidade, com intuito de garantir o bem estar da comunidade e dos turistas.

Calendário – No período de 7 a 9 de novembro, os consultores da FGV estarão participando de diversas ações em João Pessoa, com objetivo de mapear e classificar informações sobre as características do turismo no município.

Dentre as atividades realizadas estão oficina de trabalho sobre o Plano Diretor de Turismo, entrevistas realizadas com profissionais que trabalham em agências de viagens e reunião com a Setur onde serão definidas as equipes, cronograma e sistemática detalhada das etapas de trabalho.  As atividades têm como finalidade identificar as potencialidades turísticas, perfil, origens e demandas, e conhecer as deficiências quanto aos atendimentos receptivos e sobre as impressões que os visitantes têm da cidade.