Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos é reativado e novos membros eleitos
O secretário Geraldo Amorim, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), se reuniu na tarde desta quinta-feira (12) com integrantes de diversas entidades para reestruturação e instalação do Conselho Municipal de Segurança Preventiva e de Direitos Humanos (COMSEDH).
O Conselho, que existe desde 2007, mas estava desativado, objetiva articular as políticas de segurança preventiva, associada à proteção dos direitos humanos do município de João Pessoa. “Foi uma primeira reunião que serviu para instalação, eleição dos membros dirigentes e, na oportunidade, ficou decidido que uma vez por mês esse Conselho se reunirá, disse Geraldo Amorim.”
Na oportunidade foram eleitos os membros dirigentes do COMSEDH, que agora terá o secretário Geraldo Amorim como presidente; Almir Laureano, do Movpaz, como 1º vice-presidente; Antônio Jácome Filho, da Ouvidoria Municipal, sendo o 2º vice-presidente, e Maria Aparecida Correia, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como secretária. “É importante juntar o máximo de forças possíveis para combater a violência”, afirmou Almir Laureano, do Movpaz. A necessidade de trabalhar a base familiar foi um dos pontos abordados na reunião.
Conselho – O COMSEDH é composto por 17 entidades governamentais e não governamentais. Além de Geraldo Amorim, participaram da reunião mais dois integrantes da Semusb; representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação e Cultura (Sedec), Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Sintram e Movpaz, além de integrantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Associação de Moradores da Comunidade Bancária e Universitária e também da Polícia Militar e Ouvidoria Municipal.