Consultor do BID visita Capital para ajudar a elaborar plano de mobilidade urbana
O secretário da Receita Municipal da Prefeitura de João Pessoa (Serem) Adenilson de Oliveira Ferreira, esteve reunido nesta segunda-feira (12), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com o consultor em Mobilidade Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Harvey Scorcia para discutir o ‘Pacto da Mobilidade Urbana da Grande João Pessoa’.
O especialista ficará na Capital até a quarta-feira (14), onde se reunirá com secretários e técnicos de várias secretarias, entre elas: Planejamento (Seplan), Habitação, Infraestrutura, Receita Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Associação das Empresas de Transporte Coletivo Ubano de João Pessoa (AETC/JP) para avaliar qual a melhor alternativa em mobilidade para João Pessoa. Além disso, o consultor percorrerá vários locais da cidade para verificar os problemas existentes nas principais vias de acesso da Capital.
Após essa análise, será elaborado o plano metropolitano de Mobilidade Urbana para João Pessoa que será executado dento do projeto do BID, ‘Iniciativas Cidades Emergentes Sustentáveis’.
Para o secretário da Receita Municipal (Serem), Adenilson de Oliveira, a presença de um consultor do BID é de fundamental importância para discussões e sugestões sobre um problema que vem afetando várias capitais brasileiras. “Trata-se de um especialista e conhecedor profundo do assunto, que chega para colaborar e trazer inovações e sugestões. Queremos buscar resultados para que possamos melhorar à vida das pessoas”, observou.
O BID – Apóia iniciativas de países da América Latina e Caribe para reduzir a pobreza e a desigualdade com o objetivo de levar desenvolvimento de uma maneira sustentável e que não cause prejuízos climáticos. Estabelecido em 1959, o Banco é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e Caribe. Além de empréstimos, a instituição também oferece doações e assistência técnica e realiza pesquisas.