Controladoria-Geral da PMJP deve participar de evento em Salvador após ir a Encontro Nacional de Controle Interno

Por Rômulo Teodorico - em 720

Mais uma vez a gestão municipal é destaque em relação a auditoria interna. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deve compartilhar experiências em relação às práticas da atuação na Controladoria-Geral do Município (CGM) na reunião técnica do Conselho Nacional de Auditoria Interna (Conaci), que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador.

Para a secretária da CGM, Regina Santos, a participação em um evento desse porte é resultado do excelente trabalho da gestão municipal no fomento e na estruturação das controladorias no Estado. “Essa é uma excelente oportunidade para estarmos mostrando o ótimo trabalho junto com a gestão, o corpo técnico de auditores e técnicos municipais de controle interno, junto com o secretário-adjunto da Controladoria, voltada para a melhor aplicação do recurso público dentro do uso racional e os aspectos legais”, disse Regina.

A participação no evento de Salvador é o resultado da presença da equipe da CGM no XV Encontro Técnico de Controle  Interno e da 32ª Reunião Técnica Conaci, que aconteceu na semana passada, entre os dias 25 e 27, em Fortaleza. No encontro, que teve como tema ‘O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública’, ocorreu o lançamento da campanha ‘Não Existe Gestão sem Controle’. O encontro é promovido pelo Conselho Nacional de Auditoria Interna.

“Essa campanha visa sensibilizar os gestores brasileiros a mudar a forma de percepção das atividades de Controle Interno, desde a importância de um controle independência, com autonomia para apontar irregularidades e propor soluções, ao invés de simplesmente punir”, explicou a secretária.

O evento, na qual contou com diversas autoridades, como o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, debateu assuntos como ‘Integridade Pública e os Desafios na Melhoria e no Aperfeiçoamento da Gestão’ e a ‘A Importância do Controle Interno e da Auditoria Interna para o Desenvolvimento Sustentável’. Participou também do encontro o diretor de planejamento estratégico e pesquisa da PMJP, Dyego Terceiro.