Coordenadoria de Igualdade Racial e Funjope têm programação pelo Dia da Consciência Negra

Por Hellen Nascimento - em 1657

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) preparou uma programação cultural em alusão a data. O evento, organizado pela Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), contará com apresentações musicais na Casa da Pólvora, no Centro Histórico.

Neste domingo (12), se apresenta o Grupo de Afoxé Orin Asé. Na programação ainda tem Nação Maracahyba (no dia 19) e AlabêAluja (no dia 26). Os shows acontecem sempre a partir das 15h.

Para o coordenador de Igualdade Racial, Roberto Maia, ainda há muito preconceito contra o negro na sociedade, principalmente nas redes sociais. “Já conseguimos muitos avanços no combate ao preconceito contra a população negra. O racismo é crime no Brasil, mas sabemos que ainda há um preconceito velado na sociedade e dentro das instituições. Outro exemplo são as redes sociais, que é onde ainda muita gente expõe o racismo. Por isso que todas as ações de combate ao preconceito racial são importantes e úteis para sociedade em geral”, salientou.

 Data – O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de Lei 10.639 em 9 de janeiro de 2003. A data foi porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.