Coordenadoria de Igualdade Racial realiza oficina para a conscientização sobre racismo na Escola Municipal Zumira de Novaes
Com o objetivo de reforçar a importância do combate ao racismo, estimular o respeito às diferenças no ambiente escolar e na sociedade como um todo, a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial realiza nesta sexta-feira (31), às 15h, na Escola Municipal Zulmira de Novaes, no bairro de Cruz das Armas, uma oficina com o tema ‘Racismo e Pós Abolição’.
Esta ação faz parte do Projeto de Enfrentamento à Violência nas Escolas. Na oportunidade acontecerá um diálogo sobre o que o dia 13 de maio, data alusiva à Abolição da Escravatura, significou para a população negra que foi escravizada e a situação na conjuntura atual.
De acordo com o assessor de Promoção da Igualdade Racial, José João do Nascimento, a atividade é uma iniciativa importante de promoção à dignidade da pessoa humana, cidadania, igualdade e respeito à diversidade no ambiente escolar, sobretudo. “Esperamos que através da nossa metodologia os alunos e todo corpo escolar consigam replicar para outras pessoas, para que elas também possam ter acesso às informações e como agir em determinada situações de racismo. Sabemos que ainda existe o racismo velado, que se propaga sutilmente em vários espaços da sociedade, gerando uma realidade de exclusão, discriminação e violência.
José João ainda explica algumas estratégias que serão usadas na oficina. “Buscaremos através do diálogo e da construção coletiva contribuir no resgate da autoestima de quem já sofreu ou sofre algum tipo de preconceito por causa da cor, orientação sexual e da religião. Reforçaremos também a utilização de algumas estratégias e instrumentos que poderão ser acionados, caso aconteça qualquer tipo de discriminação, inclusive racial”, informou.