Coordenadoria LGBT apresenta Programa Transcidadania JP em Brasília

Por - em 751

Mônica Melo

Representantes da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa participam até a próxima sexta-feira (29) da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de LGBT. O evento que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, faz parte de uma série de conferências realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

De acordo com o Coordenador Geral LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Roberto Cezar Maia de Souza, o evento reúne mais de mil pessoas de todo o Brasil para discutir o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. A equipe da PMJP irá apresentar uma proposta para diminuir a LGBTfobia e a experiência do Programa Transcidadania JP. “Vamos mostrar esse projeto e esperamos que outras cidades se inspirem com a iniciativa”, torce Roberto Maia.  Outro tema a ser debatido serão propostas de diálogo sobre gênero nas escolas.

Ainda segundo Roberto Maia, durante a Conferência será avaliada a efetividade das políticas públicas para enfrentamento à violência praticada contra a população LGBT, levando em conta o pacto federativo e a relação entre os Três Poderes. Também serão propostas estratégias para enfrentar a discriminação sofrida pela população LGBT em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero e articular o Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento à Violência com as demais políticas públicas.

A 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de LGBT ocorre em paralelo com a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é fortalecer a participação social de forma ampla e diversa, interligando segmentos e políticas respeitando as especificidades de cada temática.

A etapa nacional é resultado das diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual, mas também das conferências livres e virtuais, espaços nos quais as discussões locais possibilitam a troca de experiências e a participação efetiva da sociedade.