Coordenadoria LGBT realiza debate sobre racismo e homofobia na escola

Por - em 813

A Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial, da Prefeitura de João Pessoa, realiza nesta terça-feira (30), na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, no Rangel, uma oficina de debates que tem como tema ‘Racismo e Homofobia na escola’. O encontro será às 15h e acontece em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O evento faz parte do projeto ‘Relações Étnicas Raciais e Combate a Homofobia nas Escolas’, que é desenvolvido há quatro meses pelas duas secretarias em unidades da rede municipal de ensino.

O assessor especial da Coordenadoria LGBT, Adeilson Felix, destaca a aceitação do projeto por parte dos alunos. “Muitos alunos não tinham a dimensão do que é homofobia e racismo e às vezes até praticavam sem saber. Então, o nosso trabalho nessas oficinas é de explicar o que de fato é essa temática, mostrando para eles as leis que existem sobre o racismo e as portarias sobre a homofobia, porque infelizmente a homofobia ainda não é crime”, explicou.

Adeilson destacou ainda que os alunos já chegaram até a apresentar propostas com a temática para serem desenvolvidas dentro das salas de aula. “Uma ideia dos alunos foi criar um conselho escolar para discutir práticas homofóbicas e racistas dentro da escola. Seria um conselho criado por alunos com a participação de professores e funcionários das escolas”, ressaltou.

A oficina de debates desta terça-feira (30) encerra a primeira etapa do projeto. No dia 20 de novembro, os alunos entram na parte prática, quando serão realizadas apresentações culturais na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano.