Coordenadoria LGBT realiza oficina na Escola Municipal Chico Xavier nesta terça

Por Hellen Nascimento - em 928

Com o objetivo de conscientizar e combater a LGBTfobia, a Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial realiza nesta terça-feira (23), a partir das 10h, uma oficina sobre igualdade racial, intolerância religiosa, novos arranjos familiares e diversidade sexual para alunos do 9º ano da Escola Municipal Chico Xavier, no bairro do Bessa. A programação de oficinas iniciou na manhã desta segunda-feira (22) e segue até amanhã.

“Sabemos da importância de realizarmos essas oficinas  de forma sistemática. No início do ano confeccionamos DVDs sobre esses temas, que foram distribuídos para as 95 escolas da Rede Municipal de Ensino trabalharem essa temática. A ação faz parte do Programa Saúde nas Escolas e pactuado entre as secretarias de Educação, Saúde e da Mulher”, explicou o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia.

Ele ainda destacou que a coordenadoria, além de distribuir material de conscientização, também vai dialogar com os alunos. “Também pretendemos que todas as escolas municipais trabalhem em sala de aula o assunto, onde no final do ano letivo iremos fazer uma mostra de talentos para os alunos apresentarem, por meio da arte, o que aprenderam sobre os temas propostos”, afirmou.

Programa Saúde nas Escolas – Formado pelas Secretarias de Educação (SEDEC), de Saúde (SMS), de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial, o comitê se reúne mensalmente para monitorar e avaliar as ações realizadas pelo programa. O objetivo é dialogar sobre os impactos que as oficinas têm causado no cotidiano das escolas.

A intenção é que no futuro existam mais adultos que aceitem mais a  diversidade sexual, que diminua a violência doméstica por conta do machismo e preconceito, diminua também o racismo institucional e social, que aumente o respeito a todas as religiões e que a família saiba qual seu papel de educação doméstica, ressaltando que a escola não deve substituir essa base educacional familiar.