Coordenadoria LGBT realiza oficina sobre diversidade sexual na Ilha do Bispo

Por - em 526

Eliabe Castor

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT realiza nesta quinta-feira (5), a partir das 14h, uma oficina que abordará temas como diversidade sexual, violência doméstica, igualdade de gênero e LGBTfobia. A ação se dará na comunidade Ilha do Bispo, em parceira com a Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca), tendo como público-alvo adolescentes que residem naquela localidade.

De acordo com Roberto Maia, que está a frete da Coordenadoria LGBT, a oficina surgiu a partir de um convite da Arca, que detectou na comunidade um alto índice de violência contra mulheres e crimes ligados à LGBTfobia, que vão desde agressões verbais até assassinatos. Essa condição, observou ele, está ligada ao machismo predominante na área, “algo comum em comunidades onde há pessoas em estado de venerabilidade social”.

“Ações como essas são importantes, pois percebemos que em diversas comunidades a violência de gênero, especificamente a violência doméstica contras as mulheres tem crescido em nosso país”, observou Roberto Maia. A pretensão da oficina, disse o coordenador, é provocar nos adolescentes uma reflexão sobre a importância da igualdade e respeito entre homens e mulheres.

Além desse ponto, salientou Roberto Maia, o público participante terá papel multiplicador na comunidade. “Vamos discutir, também, o respeito à população LGBT, a fim de diminuirmos os crime de LGBTfobia em nosso município”, definiu. Este ano a Coordenadoria já realizou oficinas similares no Alto do Mateus, Mangabeira, Valentina, Mandacaru, Costa e Silva, Bancários, Altiplano e Róger..