Coordenadoria LGBT realiza oficina para ajudar a combater a homofobia

Por Hellen Nascimento - em 629

Um dos objetivos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é contribuir para diminuição da homofobia na Capital. Pensando nisso, a Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT realizará nesta terça-feira (16), mais uma oficina sobre Diversidade Sexual LGBT. O evento acontecerá pela manhã, às 9h no Centro de Referência da Cidadania (CRC) Valentina e no período da tarde, no CRC Funcionários, às 14h.

De acordo com dados do Movimento do Espírito Lilás (Mel) e do Núcleo de Atenção Popular (NEP) da Universidade Federal da Paraíba (UFBP), na Paraíba, em 2013 aconteceram 21 assassinatos motivados por homofobia. Já em 2014, 19 assassinatos. As principais vítimas desses crimes, em primeiro lugar são travestis e transexuais, seguidos de homossexuais masculinos e por fim, lésbicas e mulheres bissexuais.

Os principais temas expostos e trabalhados com os participantes são a discriminação, preconceito e violência psicológica que as vítimas sofrem. As oficinas acontecem em comunidades, escolas, unidades de saúde da família e nas instituições da assistência social como os Cras e os CRCs. A oficina será ministrada pelo assessor técnico da coordenadoria LGBT, Adeiton Félix.

“Temos depoimentos de mães, familiares e parentes que tinham muito preconceito, mas depois das oficinas passaram a ver com um olhar mais acolhedor essa população, porque passaram a compreender que a diversidade sexual é inerente ao ser humano”, declarou o coordenador Municipal de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia.

Só neste ano, a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT já realizou oficinas para debater a diversidade sexual nos bairros de Mangabeira, Valentina, Costa e Silva, Róger, Cruz das Armas e Jardim Veneza.

Para maiores informações o telefone de contato é 3222 8853. Para denunciar homofobia, ligar para Ouvidoria Geral do Município através do número 3218 6167.