Coordenadoria LGBT realiza oficina para profissionais que atuam no Centro POP e Ruartes

Por Hellen Nascimento - em 14417

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quinta-feira (10), das 9h às 12h, no Centro de Cidadania LGBT, localizado no Parque da Lagoa, uma oficina com os profissionais que trabalham no Centro Especializado Para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes).

O objetivo da oficina é facilitar o diálogo desses profissionais com a população LGBT em situação de rua. Na oportunidade serão abordados os principais cuidados com essa população e os encaminhamentos que podem ser dados dentro das redes de cuidados. A oficina contará com a presença de 25 participantes e será ministrada pela equipe da coordenadoria.

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, é muito importante estabelecer parcerias que visem melhorar a qualidade do serviço e atendimento ofertado para essa população. “Muitas vezes esse público passa por situações de emergência e não sabem como acessar os serviços adequados. Nessa capacitação os profissionais aprenderão como dar o encaminhamento adequado”, explicou.

Centro Pop – O local coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) acolhe atualmente idosos de ambos os sexos, jovens e adultos, que vivem em situação de rua. O centro abre diariamente às 8h e fecha às 17h, com acolhimento, servindo um café da manhã. Às 13h serve o almoço e jantar a partir das 16h.

Ruartes – O Serviço Especializado em Abordagem Social também é um programa desenvolvido pela Sedes, sendo responsável pela maioria dos encaminhamentos de moradores em situação de rua às casas de acolhimento de adultos e casas lares de crianças e adolescentes.

Este serviço tem a finalidade de assegurar o atendimento e as atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida.