Coordenadoria LGBT realiza oficina sobre diversidade sexual para profissionais do Centro de Referência

Por Mônica Melo - em 676

Nesta quarta-feira (31), a Coordenadoria LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza no Centro de Referencia da Mulher uma oficina sobre diversidade sexual. A oficina é voltada para os profissionais que trabalham no local com o intuito de melhorar o acolhimento nesse espaço das mulheres lésbicas, bem como de travestis e mulheres transexuais.

De acordo com o titular da coordenadoria, Roberto Maia, é importante dialogar com os profissionais que trabalham no local sobre diversidade sexual e como proceder no acolhimento dessas pessoas. “Sabemos que a lei Maria da Penha insere todas as mulheres, independente da orientação sexual e identidade de gênero, por isso, é muito importante dialogar sobre as violências dessas mulheres”, afirma.

Roberto Maia lembra que, muitas vezes, mulheres lésbicas sofrem os chamados “estupros corretivos”, que teriam como intuito mudar a orientação sexual da vítima ou castigá-la. “Na maioria das vezes, a violência ocorre dentro da própria família e por isso a necessidade dessas mulheres serem acolhidas em espaços como o Centro de Referencia da Mulher”, alerta.

Para Maia, outro ponto importante para diálogo e que será abordado na oficina é a violência que as mulheres trans sofrem de seus parceiros e que precisam de um apoio social e psicológico. “O Brasil ainda é o pais que mais mata travestis e transexuais, chegando a ter uma expectativa de vida de apenas 35 anos em nosso país”, conclui.