Coordenadoria LGBT realiza oficinas e prepara travestis e transexuais para mercado de trabalho

Por - em 722

Hellen Nascimento

A Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta segunda (18) e terça-feira (19) duas oficinas sobre identidade de gênero. A atividade tem como público alvo funcionários de uma empresa de call center e faz parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da instituição.

No primeiro dia, a oficina será no turno da tarde, das 13h às 15h. Já no segundo, acontecerá das 9h às 11h. O objetivo do encontro é levar informações para que os profissionais possam acolher a diversidade sexual existente na empresa e ter um novo olhar sobre cidadania LGBT e respeito aos direitos humanos, bem como garantir o respeito ao nome social das travestis, homens e mulheres transexuais.

Segundo o coordenador de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, é muito importante estimular o diálogo e conscientizar os profissionais que trabalham nas empresas.

“Os profissionais precisam entender o que é igualdade de gênero, sexualidade e direitos da população LGBT, sobretudo com travestis e transexuais, que no Brasil estão fora do mercado de trabalho formal, não conseguindo, inclusive, participar da seleção das empresas, na maioria das vezes pelo simples fato de serem travestis ou transexuais. Sabemos que ao apresentarem os documentos de identidade que não condizem com sua identidade de gênero, grande maioria sequer conseguem participar do processo seletivo”, afirmou.

Roberto Maia ainda destaca que há muitos desafios a serem vencidos e muito trabalho pela frente, tendo em vista que a maioria das travestis, homens e mulheres transexuais tem como fonte de renda a prostituição. “Precisamos estimular as empresas a contratarem o público LGBT de forma justa e igualitária. Para isso, devemos incentivar e criar mecanismos de capacitação para que esse público tenha condições de entrar no mercado de trabalho formal”, conclui.

Parceria piloto – Em fevereiro deste ano, a empresa de telemarketing Contax, que atua em toda América Latina, foi a primeira a se tornar parceira da Coordenadoria LGBT. Devido ao grande sucesso e receptividade do projeto, foi identificada a possibilidade de estimular mais empresas a contratarem profissionais do público LGBT para o mercado formal de trabalho.