Cras do Valentina recebe oficina sobre sexualidade, diversidade sexual e novos arranjos familiares
Larissa Claro
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro do Valentina vai receber nesta quinta-feira (20) a equipe da Coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial. A visita é fruto de um convite da coordenação do Cras de João Pessoa para ministrar uma oficina sobre sexualidade, diversidade sexual e novos arranjos familiares.
A oficina é destinada aos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, formados por usuários do Cras de diferentes faixas etárias. A palestrante Selma Cabral, que integra a equipe da Coordenadoria LGBT, explica que a visita tem o objetivo de enriquecer a discussão em torno destas temáticas, selecionadas pela equipe do Cras para discussão durante o mês de outubro.
“Os grupos são formados por crianças, jovens e idosos. Nós utilizamos dinâmicas diferentes para cada público ao tratar desses temas, que são atuais e importantes no combate ao preconceito”, explicou Selma Cabral. No caso do público infantil, por exemplo, a equipe exibe animações para tratar dos novos arranjos familiares.
A palestrante destaca que as oficinas têm sido muito positivas. “Nós temos um bom feedback, percebemos a compreensão dos temas, que são novos para muitas pessoas, embora os educadores dos Cras trabalhem antecipadamente pelo viés dos direitos humanos”, destacou Cabral.
Programação – A equipe da Coordenadoria LGBT já realizou duas edições da mesma oficina no Cras de Muçumago. Elas aconteceram nos dias 11 e 17 de outubro. A expectativa é que a oficina seja ministrada em mais dois centros, mas a coordenação ainda não divulgou os selecionados.