CRC de João Pessoa é referência para o Ministério das Comunicações

Por - em 944

secitecO projeto do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de João Pessoa será adotado como referência pelo Ministério das Comunicações (MiniCom) para as iniciativas nos municípios do Norte e Nordeste do País, conforme atestou o coordenador-geral de Formação do MiniCom, Diego Aguilera. Para ele, a proposta apresentada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), traz avanços e inovações na política de inclusão digital e no manejo e destinação do lixo eletrônico e, por isso, será utilizada como modelo pelo Governo Federal para os próximos projetos.

Aguilera elogiou a Prefeitura de João Pessoa por inovar na proposta político-pedagógica apresentada, no projeto arquitetônico do Centro e na interdisciplinaridade com a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Queremos que o modelo do CRC de João Pessoa seja referência para os projetos que iremos implantar no Norte e Nordeste”, afirmou.

A secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Marly Lúcio, disse que a notícia deixa a equipe orgulhosa e honrada, mas só reforça o compromisso da Prefeitura em se empenhar ainda mais na implementação do CRC na Capital paraibana. “Esse reconhecimento do MiniCom nos traz ainda mais responsabilidade e nos incentiva a construir em João Pessoa uma política integrada de inclusão digital, capacitação profissional e responsabilidade ambiental”, ressaltou.

Ela lembrou ainda que esse resultado só foi possível graças ao compromisso e dedicação das equipes da Secitec e da Emlur, que é parceira na iniciativa. “Levamos a proposta de integração para o superintendente Anselmo Castilho, que de imediato abraçou a ideia e designou o arquiteto Jonas Lourenço, funcionário da autarquia, para a elaboração do projeto físico”, revelou Marly Lúcio.

Reunião – Nas últimas terça (8) e quarta-feira (9), a secretária Marly Lúcio, acompanhada do diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira, e da diretora de Fomento e Competitividade, Fernanda  Nascimento, participaram de reuniões no Ministério das Comunicações sobre o processo de implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) na Capital.

Eles apresentaram o projeto aos representantes dos CRCs das cidades de Belo Horizonte, Gama, Recife e Curitiba, além de integrantes do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro). A equipe da PMJP também esteve reunida com a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto.

CRC – Por meio de convênio firmado entre a PMJP e o MiniCom, foi destinado à João Pessoa o valor de R$ 504 mil para a implantação do CRC. No projeto, os estudantes vão aprender a transformar equipamentos doados, em máquinas prontas para uso e que serão distribuídas gratuitamente entre Telecentros, escolas e bibliotecas da rede municipal.

Sustentabilidade – Além da formação e qualificação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), a função do CRC é fazer um ciclo completo que vai desde a recepção e triagem dos equipamentos, recondicionamento dos itens que podem ser aproveitados, distribuição de kits de computadores para iniciativas de inclusão sóciodigital ao descarte correto do lixo eletrônico que não poderá ser mais reutilizável.

Cursos – Serão oferecidos cursos de Suporte Avançado e Manutenção de Computadores; Administração de Redes de Computadores; Robótica Educacional Livre; Desenvolvimento Web; Produtora Colaborativa; e Oficinas para Gestores e Educadores de iniciativas de Inclusão Sóciodigital. Todos os cursos serão gratuitos e destinados a alunos do ensino público.