Crescem 59% os encaminhamentos de trabalhadores pelo Sine-JP às vagas de emprego

Por - em 655

Thadeu Rodrigues

 

sine_foto_gilbertofirmino (32)O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) realizou 8.646 encaminhamentos de pessoas às entrevistas de trabalho, no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um aumento de 59,55% sobre o mesmo período de 2014. De janeiro a junho de 2015, o Sine-JP fez 29.589 atendimentos, 14,58% mais que no mesmo período de 2014.

Para o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, os números evidenciam que o Sine-JP está mais próximo da população e prestando um melhor serviço. “Temos o compromisso de proporcionar trabalho e renda ao povo de João Pessoa, por determinação do prefeito Luciano Cartaxo, e estamos conseguindo”, disse ele.

Uma das pessoas que conseguiu um emprego neste ano foi Alcivone Soares, que trabalha numa empresa do setor de movelaria no Distrito Industrial. “Comecei na empresa mês passado e estou na fase de experiência, mas estou gostando da oportunidade. O Sine-JP já havia me encaminhado para outras entrevistas de emprego, e não tinha dado certo, mas, desta vez, fui admitido”, contou Alcivone Soares, que trabalha na parte de logística, embalagem e estocagem dos produtos.

Dayse Lucena também retornou recentemente ao mercado de trabalho. Após ser demitida de uma empresa do ramo de eletrodomésticos, procurou o Sine-JP e, no primeiro encaminhamento, conseguiu uma vaga no caixa de um bar e restaurante no bairro dos Bancários. “Estou muito feliz com esta oportunidade de voltar a trabalhar”, comemorou.

Inscrições – O número de trabalhadores inscritos aumentou 10,54% nos primeiros seis meses do ano sobre igual período de 2014. Foram feitos 4.142 novos cadastros. De acordo com o coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, o crescimento se deve às parcerias realizadas com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e com a de Desenvolvimento Social (Sedes), além da natural demanda da população por empregos.sine_foto_gilbertofirmino (26)

“Nós levamos o Sine-JP aos Centros de Referência da Juventude e aos Centros de Referência da Cidadania (CRC), fazendo a inscrição de jovens em busca do primeiro emprego e melhorando o acesso ao nosso serviço para quem mora mais distante e não pode se deslocar”, explicou Adenio Neto.

Capacitação – Outro destaque foi a capacitação oferecida ou intermediada pelo Sine-JP: foram capacitadas 1.221 pessoas, 6,6 vezes ou 567% mais que no primeiro semestre do ano anterior.

“Nós criamos uma capacitação semanal às sextas-feiras, chamada inserção à empregabilidade, com orientações sobre como um candidato a uma vaga deve proceder numa entrevista de emprego. Também realizamos este curso nos CRCs”, afirmou Adenio Neto.

Além das capacitações promovidas pelo Sine-JP, também há aquelas intermediadas pelo órgão, feitas pelo Sistema S e pelo Pronatec. São cursos nas áreas de trabalho administrativo, informática, turismo, vendas e telemarketing, entre outros.

De acordo com o secretário Diego Tavares, a falta de capacitação é um dos principais fatores para que o trabalhador não consiga preencher uma vaga de emprego. “Neste contexto nacional de alta do desemprego, a capacitação torna-se uma vantagem imprescindível para a conquista de uma colocação no mercado de trabalho”, destacou Diego Tavares.

Seguro-desemprego – Outro serviço oferecido pelo Sine-JP é a requisição ao Seguro-desemprego, auxiliando o Ministério do Trabalho e Emprego. No primeiro semestre do ano foram feitas 3.296 requisições, 8,24% acima do que foi registrado nos primeiros seis meses de 2014.

O Sine-JP está situado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, e atende das 8h às 17h. O interessado em conseguir um emprego deve apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Para concorrer às vagas em que o empregador exige apenas o currículo, o trabalhador deve enviá-lo para o e-mail sinejp.imo@joaopessoa.pb.gov.br.

 

Números do crescimento no 1º semestre de 2015

Atendimentos – 14,58%

Novos inscritos – 10,54%

Encaminhamentos – 59,55%

Seguro-desemprego – 8,24%

Capacitação – 567% ou 6,6 vezes