Crianças do Ação Social pela Música realizam concerto didático da Orquestra Sinfônica Municipal

Por - em 709

Max Oliveira

Concertodidático_foto_cornéliofelipe 069As crianças do projeto pedagógico Ação Social Pela Música realizaram o 2° Concerto Didático da Temporada da Orquestra Sinfônica Municipal, na tarde desta terça feira (24), no Centro Cultural de Mangabeira, Tenente Lucena, local onde o projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), atende cerca de 70 crianças com aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

A tarde musical também contou com a participação de alunos das escolas municipais David Trindade e Índio Piragibe, que puderam vivenciar uma experiência musical e didática, através da interação com a orquestra, e com a visita da primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que destacou o caráter social e cultural do projeto Ação pela Música, que além de Mangabeira, funciona com outro núcleo no Alto do Mateus.

“É uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, cuja finalidade visa democratizar a cultura erudita através da música clássica. Os alunos dos dois núcleos onde funciona o projeto têm acesso de forma gratuita as aulas, e podem vivenciar essa experiência tão rica, que é interagir com os músicos sobre o funcionamento da orquestra sinfônica”, afirmou.

Durante o concerto, a criançada trocou a inquietação pela atenção nos movimentos virtuosos proporcionados pelos músicos. Uma simbiose que a dona de casa Daniele Ângela de Lima, acreditar contribuir com a formação educacional dos seus dois filhos – Daniel Cristian, de dois anos, e Luiz Henrique, de 9 anos.Concertodidático_foto_cornéliofelipe 131

“Eles estão matriculados a três semanas no projeto, tempo suficiente para perceber algumas transformações. Ambos estudam de manhã, de tarde, quando normalmente só queriam saber de videogame, vão receber as aulas aqui no Centro Cultural de Mangabeira. Quando chegam em casa, o comportamento é outro, bem menos agitados”, comemora.