Curadora da Estação Cabo Branco Lúcia França recebe título de cidadã pessoense

Por - em 784

Adriana Crisanto

A curadora geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Lúcia França, receberá o título de Cidadã Pessoense nesta quarta-feira (11), 16h, na Câmara Municipal de João Pessoa, no plenário Senador Humberto Lucena.

A propositura é comemorativa também aos 15 anos da Associação de Artistas Paraibanos (Associart/PB) e que estará promovendo, durante todo mês de maio, o 13º Festival de Artes Plásticas da Paraíba (FAVI) terá abertura oficial hoje, 19h, no Centro Cultural de São Francisco, com abertura da exposição coletiva “Arte na Paisagem e performance do ator Dadá Venceslau.

Festival este que a Estação Cabo Branco também participa como um dos lugares que está abrigando duas exposições do FAVI 2016, que são: A exposição “Mulheres que realizam” da artista plástica Selma Sanches e a oficina “Pintando a Estação”, um evento aberto ao público que prosseguirá até o dia 28 de maio.

O autor da propositura foi o vereador Durval Ferreira, que reconheceu a artista plástica pelo seu extraordinário valor e relevantes serviços prestados a cidade de João Pessoa.

“Não esperava. Fiquei feliz e surpresa com a homenagem, principalmente por ter sido escolhida pelos próprios artistas”, comentou Lúcia França, que é natural de São Paulo e veio para João Pessoa ainda menina com sua família e dedicou sua vida inteira as artes.

“Antes de João Pessoa me escolher eu escolhi João Pessoa. Amo essa cidade. Aqui tive meus filhos e os criei. Esse é o meu lugar”, acrescentou a artista plástica, que graduada em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neta de artesãos, iniciou suas atividades artísticas na infância, observando seu avô esculpir santos e objetos em madeira.

Fez vários cursos e oficinas de artes na UFPB (Campina Grande e João Pessoa), CAVT, Funesc, Usina Cultural Energisa e Funjope (João Pessoa). Fundadora da Associart-PB (1999) e da Cooperativa de Atividades Culturais da Paraíba-Moara (2010). Tem especialização em Xilogravura.

Trabalha na área sóciocultural e, com um grupo de voluntários, ministra aulas de xilogravura, desenho, pintura e cerâmica em comunidades carentes e assentamentos rurais.

Produziu e participou de várias exposições individuais. Entre elas Gênese (MAAC); Abstrações (Restaurante Tábua do Marinheiro e API, João Pessoa); França mostra a Paraíba (CEF e Justiça do Trabalho, João Pessoa). Exposições coletivas fez parte também: A marca do homem (Funesc, 2002); Tons da terra (SPA de Artes Visuais) (Café do Lima, Recife; NAC/UFPB, 2002); Arte poética (Galeria Archidy Picado, 2002); Reciclarte (Casarão 34, 2003); Arte Dez’Arte(NAC/UFPB, 2004); O mar e seus artistas (Capitania das Artes, Natal, 2003; NAC/UFPB, 2004);Arte papel (MAAC; NAC/UFPB, 2005); VIII SNAP (Sesc João Pessoa, 2006); Salão de Arte Postal(Sesc João Pessoa, 2006); II Bienal da Gravura – Prêmio [IX Fenart] (Funesc, 2007); 7 Gravadoras do Clube da Gravura (Tribunal de Justiça da Paraíba, 2008); FAVI (João Pessoa, 2005-2010).

Foi chefe da Divisão de Artes Plásticas (Funjope, 2006-2008) e atualmente é curadora geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, unidade desconcentrada da Secretaria de Educação do Município da PMJP. Na Estação Cabo Branco produziu mais de 150 exposições e eventos de artes.

CONTATO PARA IMPRENSA

Lúcia França – Curadora Geral

Fone: 99984.5148.