Dança, teatro e música nas praças da Capital paraibana, neste sábado
Espetáculos de dança para todos os tipos de público, mais teatro e música compõem a programação do Circuito Cultural das Praças deste sábado (17). O projeto tem a chancela da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e é desenvolvido em parceria com os Comitês Gestores de praças construídas ou revitalizadas pela Prefeitura da Capital (PMJP) na gestão atual.
Todos os eventos começam às 20h deste sábado e, entre os espetáculos de dança, destaque para a apresentação da Esther Weitzman Companhia de Dança, do Rio de Janeiro, que se exibirá no Circo do COB, na praia do Cabo Branco, além dos locais Caiçara pelo Ballet Popular da UFPB, com direção e coreografia de Maurício Germano e duração de 45 minutos, e Fhomi, um solo de dança contemporânea com Admilson Maia, idealizado e produzido pela Mah Companhia de Dança e que vai durar 30 minutos, ambos na Praça do Caju, localizada no bairro do Bessa.
Em Caiçara (palavra de origem indígena que significa povos ou habitações a beira do mar), o Ballet Popular da UFPB retrata o cotidiano dos pescadores que arriscam suas vidas em mares abertos, respeitando seus segredos, perigos e mitos e de suas mulheres e entes queridos que esperam por sua volta para festejar a vida e o amor.
Já o solo Fhomi, com Admilson Maia, repele todas as postulações teóricas que insistem em recortar da arte a vida. A postura dessas teorias, conforme release distribuído pela Mah Companhia de Dança, é vista como uma tolice imponderável, pois não se sustenta na prática e serve de tributação lisonjeira às esferas teórico-acadêmicas que defecta para o esgoto formalista, toda e qualquer ambição da arte que se afirme ligada à vida.
Em relação ao teatro, a população vai poder assistir no Anfiteatro Lúcio Lins da Praça da Paz, no Bancários, a peça Como nasce um cabra da peste. Já no tocante à música, a dica é o show da banda Internet do Samba, na Praça Tiradentes, no bairro da Torre. Essas apresentações também têm início às 20h do sábado (17).
Programação completa dos espetáculos de dança:
No Circo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Cabo Branco:
Jamais fomos modernas, com Esther Weitzman Companhia de Dança – Dança contemporânea (RJ);
Praça do Coqueiral, em Mangabeira
TAP Arretado, com Alessandra Pereira (sapateado americano) (PB)
Ballet do Espaço Cultural – Dança contemporânea (PB);
Praça Onze, em Jaguaribe
Sobra da Dança – Ballet (PB)
Viva a dança – Contemporânea e acrobacia aérea (PB);
Praça Bela, no Funcionários
Eduardo Moura – Dança de salão (PB)
Malaki Cia. de Dança – UNIPÊ – Dança contemporânea (PB);
Praça Aquiles Leal, em Manaíra
Grupo A Cena – Dança contemporânea (PB)
Sabrina e Elias Dança inclusiva (PB);
Praça do Caju, no Bessa
Ballet Popular da UFPB – Danças populares (PB)
Admilson Maia (solo) Dança contemporânea (PB).