Davy Alexandrisky abre exposição nesta sexta na Estação Cabo Branco

Por - em 619

Adriana Crisantoquilombo-rio-de-janeiro1-davy-alexandrisky

Dentro ainda das comemorações do mês da Consciência Negra será aberta nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, a exposição “O Quilombo mais antigo do Rio de Janeiro”, do fotógrafo Davy Alexandrisky, no primeiro Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A exposição fica em cartaz até o dia 10 de janeiro e mostra todos os aspectos da cultura africana. A entrada é gratuita e exposição pode ser vista de terça a sexta-feira das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados das 10h às 21h.

Na mesma ocasião os fotógrafos Davy Alexandrisky, Alberto Banal e Roberta Guimarães estarão debatendo com os visitantes e artistas sobre a cultura afro-brasileira.

Na exposição, o visitante vai poder conferir 30 fotografias que narram a residência artística de três meses no quilombo mais antigo do Rio de Janeiro, chamado de São José, que está localizado na Serra da Beleza, em Valença. O quilombo abriga 150 descendentes de escravos que vieram do Congo, da Guiné e Angola, e que moravam nas terras da fazenda São José da Serra.

A exposição é um recorte do projeto “Quilindo Quilombo”, premiado no edital Interações Estéticas pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) em 2009. Segundo o fotógrafo, Davy Alexandrisky, o projeto tem o objetivo de traduzir em um pequeno número de fotos, toda a história de lutas, resistência, tradições e costumes do quilombo São José da Serra e seus quilombolas, é o maior e, ao mesmo tempo, mais delicioso desafio para um velho fotógrafo de publicidade.

“Quilindo Quilombo” não possui fins lucrativos e tem a pretensão de deixar que os quilombolas se mostrem brasileiros, moradores de um local que já serviu, o passado, de refúgio para os seus antepassados que conseguiram escapar do jugo escravocrata, e fazem parte do conjunto da sociedade brasileira que trabalha, consome e paga impostos, gerando a riqueza que forma o PIB do Brasil.

Sobre o artista – Davy Alexandrisky tem 65 anos e vive em Niterói (RJ), onde nasceu. Atua como fotógrafo há 48 anos, parte desses anos como professor de fotografia em vários cursos de nível superior (Jornalismo e Publicidade) e livres no MAM do Rio de Janeiro e em cursos profissionalizantes no SESC. Tem forte atuação como gestor cultural e acaba de ser reeleito para o segundo mandato de Conselheiro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do Ministério da Cultura, pela Cadeira de Artes Visuais.

Serviço:

Exposição “O Quilombo mais antigo do Rio de Janeiro”

Sexta-feira (27)

Local: Primeiro Pavimento da Torre Mirante

Horários de visitação: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado, domingo e

Entrada gratuita

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

CONTATO PARA A IMPRENSA:

Lúcia França – Curadora geral da Estação Cabo Branco

Fone: 99951.8655 – 9984.9158 (whatsapp)

Email: estacaocbcuradoria@hotmail.com