Desfile da Independência tem participação e apoio de secretarias da PMJP
Arthur Araújo
As bandeiras verde e amarela e o sentimento de patriotismo encheram a Avenida Duarte da Silveira na manhã desta segunda-feira (7). Foram milhares de pessoas que acordaram bem cedo para participar do maior ato comemorativo pela Independência do Brasil: o desfile de 7 de setembro. Durante mais de três horas, eles tiveram contato com tropas e equipamentos das forças oficiais, mas também puderam se enxergar na avenida, com a participação de escolas e entidades da sociedade civil.
Ao todo, 1.500 pessoas participaram do desfile, sendo cerca de 700 das tropas federais, membros do Exército, da Capitania dos Portos e da Polícia Rodoviária Federal. Eles levaram 50 veículos, entre viaturas, carros de combate e embarcações, que foram os principais responsáveis por encantar crianças e adultos.
Leônia Oliveira, de 47 anos, estava lá com o neto Arthur, de apenas um ano e nove meses. “Venho todos os anos não só por ser um evento muito bonito, mas também porque acho muito importante que desde cedo a gente comece a aprender sobre a nossa pátria. Trazia o pai dele quando era pequeno e hoje trago ele”, contou.
Depois das tropas federais, foi a vez dos comandos do Estado – Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar – e do Município – Guarda Civil Municipal, que foi puxada pela Banda 5 de Agosto.
Após os desfiles militares, entram em cena as homenagens civis, com os desfiles de alunos de 25 escolas da rede pública de ensino, sendo 12 da Rede Municipal. O projeto Educar Através da Música, ligado à Coordenação de Banda, Música e Dança da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), ainda participou com o desfile de bandas marciais.
Da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), 60 agentes de limpeza urbana desfilaram no solo portando os instrumentos de trabalho. Além dele, se apresentou o grupo ‘Catadores de Arte’, composto pelo grupo de teatro “Agentes da Alegria”, coral “Vozes da Emlur” e “Movimento de Percussão Baticumlata”.
Também houve uma ala representando os direitos e deveres do cidadão no trânsito. Ao todo, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou para o desfile cinco ciclistas, seis motociclistas, três viaturas, uma van e um caminhão de sinalização.
Apoio – O desfile teve organização-geral do Exército Brasileiro, que recebeu apoio também da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Presente na tribuna de honra, representando o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário chefe de gabinete, Ellan Miranda, que falou sobre a importância da manifestação.
“Essa é uma das grandes tradições nacionais e é muito importante porque reforça esse sentimento de pertencimento a uma pátria e de respeito e valorização pela sua cultura e pelo seu povo. É muito bom ver que o desfile continua vivo e forte e que ainda atrai tanta atenção, e a Prefeitura de João Pessoa está sempre disposta a contribuir de todas as formas possíveis”, declarou Ellan.
A Semob ficou responsável por toda a organização do trânsito, com desvio de rotas que garantiram a segurança e a tranquilidade dos desfiles. A PMJP ainda montou a parte estrutural, com tablados e som, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). Para auxiliar no esquema de segurança, a Guarda Civil Municipal ainda disponibilizou 20 agentes a pé ou motorizados, que foram distribuídos pelo local.