Desfile das campeãs coroa encerramento dos festejos de Momo em João Pessoa

Por - em 1060

carnavaltradicao_campeas_foto_dayseeuzebio_ (3)A terça-feira (4) foi marcada pelos desfiles das campeãs do Carnaval Tradição 2014 de João Pessoa.  As três primeiras colocadas nas categorias Tribos Indígenas, Ala Ursas, Clubes de Orquestra e Escolas de Samba voltaram à Avenida Duarte da Silveira para festejar com o público de mais de 20 mil pessoas, que lotou as arquibancadas. Crianças, adultos e idosos esbanjaram alegria e disposição durante o desfile, dando provas de que a cultura popular continua viva, sendo mantida a cada geração de foliões.

A vice-campeã do Grupo “B”, categoria Tribo Indígena, a Tupi Guanabara, foi quem abriu o desfile.  Passava das 7h da noite quando a tribo com os cocares gigantes e coloridos chamou a atenção do público. Mas à noite estava apenas começando. Em seguida, passaram as tribos Guanabara, Xavantes, Ubirajara, Tupy Guarany (campeã do Grupo “A”) e a Tupy Nambás, campeã do Grupo “B”.

carnavaltradicao_campeas_foto_dayseeuzebio_ (7)A cada 15 minutos uma agremiação passava pela Duarte da Silveira. E Ali mesmo, os primeiros colocados recebiam troféus da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). “A Prefeitura de João Pessoa apoiou todas as agremiações que preparam esta festa linda. Estão de parabéns as orquestras de frevo, as tribos indígenas, os grupos de ala ursas e as escolas de samba, que mantém firme a tradição da cultura popular”, comentou o diretor adjunto da Funjope, André Coelho, lembrando que em 2015 será comemorado o centenário do Carnaval Tradição.

Clubes de Orquestra e Ala Ursas – As Ala Ursas fizeram a alegria da garotada. O Urso Panda, do Bairro do Cristo Redentor, empolgou os foliões que estavam nas arquibancadas. O garoto de 12 anos, José Felipe, disse que veio especialmente para prestigiar o urso do Cristo. “É muito divertido. Eu não tenho medo algum, já minha irmãzinha de 2 anos chora e a outra rir bastante”, observou Felipe.  O desfile prosseguiu com o Urso da Paz e o campeão Urso Amigo Batucada, que dançou e divertiu o público.carnavaltradicao_campeas_foto_dayseeuzebio_ (14)

Intercalados por tribos indígenas e Ala Ursas, o desfile teve continuidade com os Clubes de Orquestra que mostraram que o frevo está na ponta dos pés. Com fantasias coloridas e muita energia, as agremiações esbanjaram disposição na avenida.  Pelo Grupo “A” desfilaram São Rafael Frevo e Folia, Ciganos do Esplanada e o primeiro colocado: Os Bandeirante da Torre. Pelo Grupo “A”, Juventude e Criança Feliz, Alegria do Frevo e o primeiro colocado que foi o Gigante do Frevo da Torre.

A última noite do Carnaval Tradição foi encerrado com os desfiles das 3 escolas de samba: Malandros do Morro, Império do Samba e a campeã: Independente de Mandacaru. O público ficou até o último momento para rever os enredos vitoriosos. “Faz mais de 30 anos que acompanho o desfile das escolas de samba. Hoje, por motivo de doença, não estou na avenida, mas meus filhos e netos me representam”, disse a aposentada Estela Barbosa, lembrando que o Carnaval é a melhor festa do mundo.

carnavaltradicao_campeas_foto_dayseeuzebio_ (13)E com o samba-enredo “Balabadim: a minha mágica é assim”, a Escola de Samba Independente de Mandacaru voltou à Avenida Duarte da Silveira com 300 integrantes, distribuídos em carros alegóricos, porta-bandeira e mestre-sala, passistas e bateria. Mais uma vez, a escola relembrou o mundo dos sonhos, do imaginário das crianças.  Com o samba na “ponta da língua” e a alegria “estampada” nos rostos, os integrantes da escola, que em 2013 conquistou o terceiro lugar, este ano estavam esbanjando alegria com a primeira colocação.

E assim foi encerrada a terça-feira do Carnaval 2014, com a promessa da Prefeitura de João Pessoa de realizar em 2015 uma festa maior e mais bonita, para comemorar os 100 anos do Carnaval Tradição.