Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é marcado por debate em escola do município

Por Rômulo Teodorico - em 988

Em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que aconteceu neste dia 21, a Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, organiza uma oficina na Escola Antônia do Socorro Silva, nesta quarta-feira (22), às 9h30, na Rua Jacarandá, 277, no bairro de Paratibe, em João Pessoa.

Mais de 100 alunos do ensino fundamental 2, além de funcionários e professores da escola, devem participar da oficina traz o tema ‘Igualdade racial e intolerância religiosa’. A escola está localizada dentro da única comunidade quilombola de João Pessoa.

“É importante fazer essa reflexão, pois a gente sabe que o racismo aqui em João Pessoa, assim como no Brasil, é um racismo velado, onde a maioria desse grupo sofre”, contou o coordenador da Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia.

A discussão desse tema acontece nas 95 escolas do município, durante todo o ano. “No dia 21 de fevereiro, fizemos um planejamento com todas as escolas e distribuímos todo o material didático para trabalhar na sala durante o ano todo”, relembrou Roberto Maia.

A Coordenadoria LGBT e Igualdade convida a comunidade negra de João Pessoa a participar do Show da banda Dois Africanos, na lagoa. O evento acontece dia 25 de março, às 17h30, e tem o apoio da PMJP.

 Sobre a data – O dia 21 de março foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória do massacre de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Vinte mil negros, no ano de 1960, protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais que eles poderiam andar. O ato teve um saldo de 69 mortos e 186 feridos.