Direito ao Mundo do Trabalho aborda qualificação e primeiro emprego
Os empresários da Capital paraibana poderão debater sobre as necessidades de mão de obra, qualificação e apoio ao primeiro emprego, nesta quarta-feira (6), durante o II Encontro Direito ao Mundo do Trabalho, no auditório do Unipê. O evento, promovido pelo Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vai mostrar que há mão de obra capacitada na cidade para preencher as vagas abertas e que dificilmente são ocupadas.
De acordo com a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho, das 2.042 contratações feitas no acumulado de janeiro a setembro deste ano, 740 foram de pessoas que nunca haviam trabalhado, o que corresponde a um índice de 36%. Contudo, considerando a procura de emprego por pessoas sem experiência, o índice pode melhorar.
“Diversas empresas dão oportunidades a quem nunca trabalhou, como é o caso das vagas para operadores de telemarketing, em que não é exigida experiência. Mas, antes de começar o trabalho, o candidato passa por um treinamento. Então, com qualificação, com prática, é possível toda empresa ter um funcionário capaz, mesmo que inexperiente”, afirmou Ludmila Carvalho.
Maria Caroline, de 19 anos, ainda não conseguiu o primeiro emprego e, para ter mais chances no mercado, optou por fazer um curso de radiologia. Agora com a capacitação, ela está estagiando na área. “Quero uma vaga no mercado de trabalho. Espero que agora que estou qualificada seja mais fácil ser selecionada para o meu primeiro emprego”.
Além do setor das telecomunicações, há empresas de gastronomia apostando no trabalhador que busca a primeira oportunidade. Em uma pizzaria franqueada a uma rede internacional, há três semanas estão disponíveis quatro vagas para atendentes e operadores da produção de pizzas. Conforme o gerente da unidade, Rubens de Souza, as vagas estão difíceis de serem preenchidas, sobretudo, por conta do horário de trabalho.
“No setor de serviços as jornadas se estendem até tarde e, por isso, algumas pessoas não se adaptam e preferem não ficar na vaga. Nós, inclusive, até damos oportunidade para pessoas sem experiência, mas até agora seguimos buscando candidatos”, afirmou ele.
Participação – O II Encontro Direito ao Mundo do Trabalho vai acontecer nesta quarta-feira (6), às 13h, no auditório do Unipê, na BR-230, em Água Fria. As empresas que desejam participar devem confirmar presença pelo e-mail intermediação.sinejp@gmail.com ou pelos telefones 3214 1809 ou 3214 1712.
Pronatec – A PMJP e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) executam o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Capital e formaram, em agosto e setembro deste ano, 566 profissionais em áreas diversas como, auxiliar de recursos humanos, mecânico de manutenção de motores, auxiliar administrativo, vendedor, cuidador de idoso, atendente de nutrição e aconselhador em dependência química.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 para titulares ou beneficiários do programa Bolsa Família, cadastrados ou em processo de cadastramento no CADúnico. É possível também aderir aos cursos por meio de encaminhamento realizado pelos programas socioassistenciais do município. As pré-inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência da Cidadania (CRC) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da PMJP.
O programa também está disponível a pessoas desempregadas. Para ter acesso, é preciso procurar o Sine-JP, na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro, das 8h às 17h.