Diretor de Operações do Serpro abre ciclo de palestras do Fomsege

Por - em 503

O diretor de Operações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wilton Mota, vai abrir, na próxima quarta-feira (6), às 14h, o ciclo de palestras do Eixo Governança Eletrônica do Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico (Fomsege). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através das secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Transparência Pública (Setransp), e acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no Hotel Netuanah, localizado na Av. Cabo Branco, 2698.

O palestrante Wilton Mota vai falar sobre o desenvolvimento de solução em software livre para processamento em nuvem, implementado recentemente pelo Governo Federal através da plataforma “openstack”. Wilton Costa explica que o modelo tradicional de prestação de serviço de dados, pelo custo e necessidade de profissionais, inviabiliza a cota de municípios e Estados que desejam ter sistemas, como os da Receita Federal e Tesouro Nacional.

“Muitas vezes o município quer implantar um sistema, porém, não dispõem de um sistema de dados, servidor, equipe de suporte. Que modelo poderia levar esse benefício aos municípios a um custo muito menor? A ‘nuvem’ com estrutura de orquestrador livre. Existe um custo, mas é infinitamente menor”, explica o diretor de Operações do Serpro.

Wilton Mota é geógrafo e faz parte do quadro do Serpro desde 1986. Neste período, coordenou importantes trabalhos voltados para área de infraestrutura, bem como para atendimento a sistemas estruturantes do Governo Federal. Atualmente atua como diretor de Operações, tendo sob sua coordenação as superintendências de Centro de Dados, Serviços de Rede e Gestão de Serviços, além das coordenações de Segurança e Prospecção Tecnológica.

Inscrição – As inscrições do Fomsege são gratuitas e continuam abertas no site www.fomsege.com.br. A programação completa está disponível no site do evento e contará com nomes como o do sociólogo Sérgio Amadeu, do Comitê Gestor da Internet no Brasil; Ricardo Lovatel, responsável pela coordenação-geral de Inovação Tecnológica da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; e Pedro Guimarães, membro do Circuito Fora do Eixo.