Diversidade do artesanato compõe a II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável

Por - em 629

Dani Rabelo

 

Para quem trabalha com artesanato, ter a oportunidade de expor o seu produto é a melhor forma de divulgação. Nesta terça (28) e quarta-feira (29), no Ponto de Cem Réis, dezenas de artesãs ligadas à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), estarão reunidas na II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável.

Para Giucélia Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, o importante, além do suporte que a gestão disponibiliza para essas artesãs, é ofertar momentos para que elas comercializem os seus produtos. “Temos trabalhos lindos e de qualidade, e essa exposição funciona como uma vitrine, acontecendo em um dos locais mais frequentados da cidade. Diariamente centenas de pessoas passam pelo Ponto de Cem Réis e, assim, facilitamos o acesso ao artesanato desenvolvimento em João Pessoa”, destacou.

Os visitantes da exposição terão a oportunidade de encontrar diversos tipos de artesanato, entre eles bordados, crochê, pintura em tecido, pintura em tela, fuxico, fantoches, bonecos de pano, bijuterias, pintura em telha, trabalhos com jornal, produtos em MDF, peças em biscuit, almofadas e tapetes.

Josefa Noronha é artesã há quinze anos e durante esse tempo se especializou na confecção de fantoches. Para ela, essa é uma daquelas oportunidades que não se pode perder. “É muito boa essa chance que temos de expor o nosso trabalho”, afirma.

Também presente na exposição, com seus bonecos de pano, Vera Lúcia, artesã há 30 anos, destacou a importância da exposição acontecer no Centro da cidade: “É muito bom estarmos em um local tão central e com uma grande quantidade de pessoas passando. Quem esteve na primeira edição da feira vai poder rever os nossos produtos. Dessa forma, vendemos mais e recebemos até encomendas”.

Ainda nos dois dias da exposição, às 16h, as peças de vestuário e acessórios serão apresentadas em um desfile, compondo o look de dez modelos. A produção será da João Pessoa – Fashion Business. O objetivo da iniciativa é mostrar que o artesanato pode realçar um visual, agregando valor ao que é produzido.

Concurso – Dentro da exposição, visando incentivar o trabalho realizado por essas mulheres, a SEPPM realiza o ‘Concurso Artesãs Fortalecendo a Cultura Pessoense’. Serão premiados seis produtos, sendo que três serão escolhidos por meio de júri popular e outros três pelo júri técnico.

Em um local específico serão colocados os produtos e as pessoas que visitarem a feira poderão pegar uma ficha e dar uma nota (6 até 10) em cada item, levando em consideração a originalidade e a criatividade. No caso do júri técnico, formado por profissionais do SEPPM, a nota será baseada em critérios mais específicos: iconografia regional, utilização de material regional (mínimo de 30%), originalidade e a coerência da peça.

As três primeiras colocadas de cada júri irão receber medalhas e um kit com produtos para artesanato.

Feira do Trabalho – Uma novidade na segunda edição da Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável é que ela acontece junto com a II Feira Municipal do Trabalho.

“Percebemos que poderíamos aumentar ainda mais a potencialidade dos dois eventos. Teremos em um mesmo espaço informações que serão bastante úteis para as artesãs, como capacitações e cadastro para a linha de crédito Mulher Cidadã, do Banco Cidadão”, ressaltou Giucélia Figueiredo. A exposição terá como parceiros, entre outros, a Novety Cosméticos, Mary Kay, Racco e São Braz.

Na Feira Municipal do Trabalho estarão presentes o Sebrae, Sest/Senat, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Brasileira de Recursos Humanos na Paraíba (ABRH-PB), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).