Documentário “Ex Isto” é exibido gratuitamente na Estação Cabo Branco

Por - em 575

Dirigido por Cao Hamburguer, o documentário “Ex Isto” (86 min, 2010, 14 anos) será exibido gratuitamente nesta quarta-feira (20), às 17h30, na Sala de Audiovisuais da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O vídeo faz parte da coleção Iconoclássicos, do Itaú Cultural, mostra que foi aberta nesta terça (19) e termina no dia 26, com documentários sobre importantes personalidades do mundo artístico nacional.

“Ex Isto” baseia-se na seguinte premissa “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?” – essa indagação foi o mote do livro “Catatau”, de Paulo Leminski. O diretor Cao Guimarães se inspirou na obra escrita em 1975 para criar uma produção que dialogasse com o escritor paranaense.

 

A história, gravada em apenas 15 dias, traz o ator João Miguel na pele do filósofo Descartes. Em um misto de documentário e ficção, com acentuada linguagem poética, o personagem se depara com a natureza do rio Araguari, no Amapá, e as feiras de Recife, em uma narrativa acompanhada por alucinações. A encenação transmite a sensação de que o pensador francês não consegue assimilar de forma racional a experiência vivida no Brasil.

A coleção Iconoclássicos também contempla os filmes “Daquele Instante em Diante” (2011), que fala sobre o músico Itamar Assumpção; “Assim É, se lhe Parece”, baseado no universo do artista plástico Nelson Leirner; “Evoé – Retrato de um Antropófago”, sobre o ator, diretor e autor Zé Celso; e “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, sobre o cineasta Rogério Sganzerla.

Paulo Leminski – Poeta, romancista e tradutor, Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba em 1944. Aos 12 anos, ingressou no Mosteiro de São Bento, onde adquiriu conhecimentos de Latim, Teologia, Filosofia e Literatura Clássica. Em 1963, viajou para Belo Horizonte para participar da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, onde conheceu Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, criadores da poesia concreta. No ano seguinte, publicou seus primeiros poemas na revista “Invenção”, editada pelos Concretistas, e tornou-se professor de História e Redação em cursos pré-vestibulares, experiência que motivou a criação de seu primeiro romance, “Catatau” (1976).

Leminski foi diretor de criação e redator em agências de publicidade. A paixão pela cultura japonesa o levou a escrever haicais e uma biografia de Matsuo Bashô. O interesse pelos mitos gregos, por sua vez, inspirou a prosa poética “Metaformose”.

 

Ele exerceu intensa atividade como crítico literário e tradutor (traduzindo para o Português obras de James Joyce, Samuel Beckett, Yukio Mishima, Alfred Jarry, entre outros), colaborou com revistas de vanguarda como “Raposa”, “Muda” e “Qorpo Estranho”, e faz parcerias musicais com Caetano Veloso e Itamar Assumpção, entre outros.

Em 1968, casou-se com a poetisa Alice Ruiz (1946), com quem viveu por 20 anos e com quem teve três filhos: Miguel Ângelo (que morre aos dez anos de idade), Áurea e Estrela. Em 7 de junho de 1989, morreu vítima de cirrose hepática.

Programação da Mostra Iconoclássicos:

Quinta-feira (21)

“Assim É, se lhe Parece” (Carla Gallo, São Paulo, 75 min, 2011, 12 anos).

Sexta-feira (22)

“Evoé – Retrato de um Antropófago” (Tadeu Jungle e Elaine Cesar, São Paulo, 104 min, 2011, 16 anos).

Terça-feira (26)

“Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz” (Joel Pizzini, Rio de Janeiro, 90 min, 2011, 14 anos).

Serviço:

Mostra Iconoclássicos do Itaú Cultural exibe “Ex Isto”

Horário: 17h30

Local: Sala de Audiovisuais da Estação Cabo Branco

Fones: (83) 3214-8303 / 8270

Sessão gratuita.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Twitter: @estacaocb