Duas novas mostras movimentam o projeto Estacine neste mês de abril
Adriana Crisanto
O projeto Estacine deste mês de abril trará duas novas mostras de cinema: “Comédia Brasileira” e “Mostra Almodóvar”. Os filmes da mostra são exibidos nos finais de semana do mês, sempre às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, prédio que fica ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e obedece a classificação indicativa de idade.
Neste sábado (2), dentro da Mostra Comédia Brasileira, será exibido o filme: “Quincas Berro D’água” (2010), que conta a história de um ex-funcionário público que se tornou alcoólatra. A história se passa em Salvador (BA). O enredo narra à história do rei dos botecos, bordéis e gafieiras do bairro do Pelourinho. Um belo dia Quincas Berro d´Água é encontrado morto em sua cama. Inconformados com sua morte, seus melhores amigos “roubam” o corpo e o levam para uma última noite regada a festa e muita bebida. Em meio a mil confusões, Quincas “vive” a sua segunda e definitiva morte, desta vez como sempre sonhou. O filme é baseado em uma obra clássica do escritor baiano Jorge Amado e já foi traduzida para mais de cinco idiomas.
No domingo (3), na Mostra Almodóvar, outro clássico do cinema espanhol será exibido, “La Piel que Habito” (A Pele que Habito), um filme de Richard Ledgard (Antonio Bandeiras) em que conta a história de um cirurgião plástico, que após a morte da sua mulher num acidente de carro se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência e atravessando campos proibidos como os da transgênese com seres humanos. No entanto, este não será o único delito que o cirurgião irá cometer.
Neste mês de abril serão exibidos ainda nas Mostras Comédia Brasileira e Almodóvar: “O Homem que enganou o diabo” (9), “Tudo sobre minha mãe” (10), “Domésticas” (16), “Má Educação” (17), “Trair e Coçar é só Começar” (23), “Fale com Ela” (24) e “Cine Holliúdy” (30).
Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade.
No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte, o projeto Estacine ganhou nova roupagem e passou a ser concebido em forma de Mostra, e com tema (assuntos) ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de 2 mil filmes.
SERVIÇO:
MOSTRA COMÉDIA BRASILEIRA
Filme: “Quincas Berro D´água”
Sábado (2)
Hora: 16h
Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra
MOSTRA ALMODÓVAR
Filme: “La Peil que Habito”
Domingo (3)
Hora: 16h
Local: Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra
Entrada gratuita
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb