Educação Integral atende mais de nove mil alunos na Capital
Mais de nove mil alunos da rede municipal são atendidos pela Educação Integral, através do Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação (Sedec). O programa contempla 82 escolas de João Pessoa, oferecendo ampliação do espaço e do tempo de permanência dos estudantes no colégio, ativando e revitalizando o turno oposto ao horário formal de aulas. Isto ocorre por meio de atividades que promovem a interdisciplinaridade através de oficinas pedagógicas.
No programa, que é uma adesão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de suas unidades de ensino, junto ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), são 50 oficinas que integram dez temas pedagógicos: Cultura e Artes; Esporte e Lazer; Prevenção e Saúde; Acompanhamento Pedagógico; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Educação Econômica e Cidadania; Educomunicação, Meio Ambiente e Inclusão Digital.
De acordo com o coordenador Geral do Programa Mais Educação, Alberto Araújo, as oficinas proporcionam o enriquecimento e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, trabalhando a transversalidade do currículo formal com inúmeras outras áreas de conhecimentos, explicou.
Pioneira – A capital paraibana foi o primeiro município do Estado a desenvolver a Educação Integral, desde 2008. Somos pioneiros e a meta para 2012 é que as 92 escolas do município sejam atendidas pelo programa, ressalta Alberto Araújo.
Os alunos atendidos pelo Programa Mais Educação são crianças e adolescentes que cursam do 1º ao 8º ano do ensino fundamental. Eles são acompanhados por voluntários, que desenvolvem as atividades práticas, e por professores comunitários, que supervisionam as tarefas.