Eliane Velozo abre nova exposição e lança o livro “Sonho Branco”
A artista plástica Eliane Velozo abre nova exposição intitulada “Sonho Branco – Trilogia”, nesta quinta-feira (9), às 17h, no segundo pavimento da Torre Mirante, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. No mesmo dia será lançado o livro com o mesmo nome da exposição que está inserido no projeto “Gente Brasil 2014”, de autoria do compositor sergipano Jorge Dissonância, que estará animando o evento com voz e violão, e lançado o projeto.
A entrada é aberta ao público e a exposição “Sonho Branco – Trilogia” ficará exposta para visitação pública no local até o dia 2 de março de 2014, de terça à sexta-feira e feriados no meio da semana, das 9h às 21h, nos finais de semana das 10h às 21h.
A exposição “Sonho Branco” é composta por fotografias de plantadores e plantações de algodão do Brasil, dos Estados Unidos e do Togo, no continente africano. Eliane iniciou o projeto no Brasil, como forma de homenagear seu avô, Manú de Melo, com quem colheu algodão no Agreste pernambucano.
Depois de expor essa parte do projeto, em Recife (PE) e Belo Horizonte (BH), Eliane teve um sonho enquanto dormia. No sonho ela deveria saber quem é Catherine Kitten. Acordou assustada, anotou o nome e levou a um site de buscas da internet. Além de encontrar o nome de Catherine Kitten, ela entrou em contato com a família, e viajou ao Texas para fotografar a plantação de algodão dessa família.
No Togo, fotografou plantadores e plantações de algodão, e escreveu o que chamou de “Diário de África”. O projeto foi transformado em uma trilogia, com fotos e relatos de experiências nos três continentes: A Jornada Familiar, fotos e histórias de algodão do Brasil; A Jornada Espiritual, com fotos e escritos do Texas e a Jornada Ancestral, fotos e diário do Togo.
Da exposição fazem parte fotografias em preto e branco, captadas com câmera analógica e ampliadas pela própria artista. Uma instalação e alguns objetos.
Sobre o livro – O livro “Sonho Branco – Trilogia” (Ed. Gráfica Silveira, 2012), que faz parte do projeto homônimo, tem como motivo o algodão branco. A partir de um processo criativo que ressalta o plantio, colheita e distribuição do algodão, Eliane Velozo resgata a memória da sua família, dos escravos e seus descendentes, e valoriza aqueles que até hoje cultivam o algodão. O livro se compõe de fotografias, poemas e outras narrativas, criadas a partir de vivências da artista no Brasil (Jornada Familiar), Estados Unidos/Texas (Jornada Espiritual) e África/Togo (Jornada Ancestral).
Na opinião do jornalista, Diogo Guedes, do Jornal do Commércio (PE), o livro de Eliane é uma obra que nasceu da busca por uma memória, se ampliou por meio de um sonho e ganhou forma final com uma pesquisa antropológica.
Sobre a autora – Eliane Velozo nasceu em Lajedo (PE). Atualmente reside em Belo Horizonte. É bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco, e mestra em Belas Artes – Fotografia, pela University of Illinois at Chicago, nos Estados Unidos. Seus projetos artísticos mais importantes são os seguintes: “Sonho Branco – Trilogia”; “Redescobrindo a jornada de meu pai”; “Gozódromo”; “Quinquaginta’s”; “Travessão”; “Tempos de Tempo”; “Andanças”; “Araceae” e “Feira de Caruaru”.
Expôs individualmente no Brasil e exterior, destacando-se: Montecatini Terme, Itália; Lisboa e Porto, Portugal; Cidade Velha, Cabo Verde; Lubbock, Chicago e Saint Louis, EUA. No Brasil expôs em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É de sua autoria os livros “Tempos de Tempo” e “Sonho Branco – Trilogia”, além de vários artigos sobre fotografia em catálogos, livros e jornais.
Serviço:
Exposição e lançamento do livro do projeto “Sonho Branco – Trilogia”, de Eliane Velozo, e noite de autógrafos e lançamento do projeto “Gente Brasil 2014”, do compositor Jorge Dissonância.Local: Segundo pavimento da Torre Mirante – Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.
Período da exposição: 9 de janeiro a 2 de março 2014
Horário de visitação: Terça à sexta-feira e feriados no meio da semana – 9h às 21h. Finais de semana das 10h às 21h