Eliza, Maracahyba e Nossa Voz no Cidadania ativa para mulheres
A cantora Eliza Leão e os grupos Macaratu Nação Maracahyba e Nossa Voz serão as atrações musicais desse final de semana, dentro do projeto ‘Cidadania ativa para as mulheres’, que comemora durante todo este mês o Dia Internacional da Mulher. O evento é realizado em diferentes pólos, pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM). A iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A programação inclui também com teatro, dança e exposições.
No sábado (7), por volta das 20h, o show Eliza Leão Canta Clara terá como palco a Feirinha de Tambaú. A cantora lembra que o evento é uma oportunidade para reverenciar o público feminino. Já tinha feito esse mesmo show há uns quatro anos, no Fenart (Festival Nacional de Artes) e no Projeto Glória Vasconcelos. Sempre pediam para voltar com a apresentação. Então, agora chegou a oportunidade, com a Funjope, para uma homenagem mais justa a nós mulheres, destaca.
Na ocasião, Eliza Leão, que também é cantora lírica e já se apresentou diversas vezes com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra de Câmera de João Pessoa, vai cantar o repertório mais conhecido da intérprete Clara Nunes (1943-1983). Entre as músicas estão, por exemplo, Guerreira (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), Morena de Angola (Chico Buarque), Canto das Três Raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), Na Linha do Mar (Paulinho da Viola), Feira de Magaio (Sivuca e Glorinha Gadelha), Coisa da Antiga (Nei Lopes e Wilson Moreira), Conto de Areia (Romildo Bastos e Toninho), Filhos de Gandhi (Edil Pacheco).
Alfaias, agbês, agogôs, caixas e ganzás. Com toda essa riqueza percussiva dos instrumentos afro-brasileiros, os mais de 25 componentes do Macaratu Nação Maracahyba, incluindo também mulheres, vão se apresentar nesta sábado. O arrastão começa por volta das 9h e está dentro das ações reservadas ao Condomínio Residencial Gervásio Maia, em Colinas do Colinas do Sul.
Um dos fundadores do grupo, Luciano Oliveira, lembra que a iniciativa é uma momento para reflexão. Acho o Cidadania Ativa para as Mulheres muito importante dentro do projeto de políticas para mulheres na cidade. Vamos acordar a comunidade com nosso batuque de baque virado e com a vitalidades dos tambores, destacou.
Grupo Nossa Voz na Estação Ciência No domingo (8), quando é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, o projeto ‘Cidadania ativa para as mulheres’ leva à Estação Cabo Branco, Ciência Cultura e Artes o Grupo Nossa Voz, que se apresenta a partir das 16h.