Em clima de festa, prefeito entrega reforma do Ginásio Hildon Bandeira
O clima de alegria e festa foi predominante durante a entrega da reforma e reestruturação do Ginásio Poliesportivo Padre Hildon Bandeira, realizada pelo prefeito Luciano Cartaxo, na manhã deste sábado (12). A obra, que custou R$ 224 mil, era uma das maiores reivindicação dos moradores da Torre e de comunidades adjacentes. O espaço, que agora será utilizado para a prática esportiva e para eventos comunitários, estava fechado há sete anos e não passava por nenhuma reforma há 12.
“Desde que a primeira cobrança foi feita, ainda na campanha, garanti que entregaria a reforma no meu primeiro ano de Governo”, destacou Luciano Cartaxo. “Tivemos a ousadia de assinar a ordem de serviço, há três meses, e marcar um dia específico para entregar a obra. A entrega foi feita no prazo e, finalmente, depois de sete anos fechado, o equipamento volta a pertencer à população. Este vai ser um espaço de lazer, esporte, promoção da saúde e enfrentamento ás drogas”, complementou.
O vice-prefeito Nonato Bandeira destacou que o que era um local abandonado passa a ser um espaço a serviço da população. “Este é um sonho virou realidade. Um equipamento como este promove o congraçamento de toda a comunidade e resgatam a boa convivência, uma característica que a cidade não pode perder”, declarou.
Para o secretário municipal da Juventude Esporte e Recreação, Sérgio Meira, o resultado é fruto de um trabalho feito com muito amor e dedicação por todos os envolvidos. “Aqui contamos com a participação da Arquidiocese, e de diversas secretarias como as de Educação, Administração e Infraestrutura. Fico muito feliz pela missão que o prefeito me deu e por poder finalizá-la neste dia importante. Espero que a comunidade faça bom uso e cuide bem do equipamento que é dela”.
Em seu pronunciamento, o representante da Arquidiocese da Paraíba, Monsenhor Virgílio Almeida, agradeceu o empenho da Prefeitura em recuperar o ginásio. “Agradeço ao prefeito pelo cumprimento do compromisso e por todo o esforço para devolver com toda a rapidez. A Diocese fica muito feliz em saber que a comunidade poderá ter de volta este espaço de convivência e interação”, declarou.
Para o presidente da Associação de Moradores dos Expedicionários, Torre e Tambauzinho, o momento é histórico para a comunidade. “Batalhamos muito para ver este ginásio da forma como o vemos hoje: pronto para o uso da comunidade. Parabéns ao prefeito Luciano Cartaxo que se comprometeu e cumpriu sua palavra com todos nós”, declarou.
Além dos moradores locais, diversas entidades comunitárias e parlamentares foram representadas no evento. Estiveram presentes o deputado estadual João Gonçalves e os vereadores Raoni Mendes, Bruno Farias e Helton Renê. Também compareceram os presidentes da Associação de Clubes Amadores da Torre, Ailton Cavalcanti, da Associação de Moradores da Torre, Luiz Almeida, e a coordenadora da Pastoral da Criança, Edna Maria.
Sociabilidade – Para os moradores, a maior satisfação é ter de volta um espaço comunitário. O estudante Renan dos Santos, de 15 anos, por exemplo, vai ter um lugar para praticar esportes. “Gosto muito de jogar bola e não tinha um lugar aqui no bairro que onde eu e meus amigos pudéssemos ir. Agora vamos poder brincar, se reunir e organizar campeonatos. O ginásio ficou muito bonito”, avaliou.
O aposentado Reginaldo Paulino, de 76 anos, por sua vez, não é muito chegado aos esportes, mas diz ser um adepto da dança de salão. “Não sou muito atlético, mas gosto de dançar e esse também pode ser um espaço para isso. A reforma ficou maravilhosa e a comunidade ganha muito tendo o ginásio de volta, tanto para a juventude quanto para os idosos. Se tiver dança eu vou querer participar”, relembrou.
Obras – A recuperação do equipamento foi possível por meio do permanente diálogo e da parceria mantida entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Arquidiocese da Paraíba, dona do espaço, e as lideranças comunitárias. No total, R$ 224 mil foram investidos com recursos próprios do Município. Tudo para entregar um espaço moderno e adequado ao uso da população.
Entre as intervenções realizadas estão a recuperação da estrutura metálica do ginásio, da cobertura, dos banheiros, das arquibancadas e do piso. Também foi feita uma nova pintura, a instalação de redes de proteção e a disponibilização de material esportivo. A comunidade ainda foi beneficiada com uma melhor estrutura de iluminação nos iluminação nos arredores do equipamento.
Festividades – Para comemorar a entrega do ginásio, os moradores da Torre, bairros e comunidades adjacentes prepararam uma grande festa, que envolveu gente de todas as idades. A programação começou com o desfile cívico dos alunos da Escola Municipal Cônego João de Deus, nos Expedicionários, que partiu da instituição em direção ao ginásio.
Para inaugurar de fato o Ginásio, a bola rolou entre os alunos das escolas da região. Em um pequeno torneio de futsal, os estudantes das escolas municipais João de Deus e Leonel Brizola e da Escola Estadual Raul Córdola se enfrentaram na disputa por troféus e medalhas.
Os idosos da comunidade também deram uma mostra de vitalidade e talento, com a apresentação do grupo de bambolês do Grupo da Melhor Idade da Unidade de Saúde do Padre Hildon Bandeira. Logo em seguida, foi a vez da apresentação do cantor Wandinho, um talento do bairro Expedicionários, que animou os presentes.
Para finalizar o dia especial, a criançada fez a festa em um evento promovido pela Pastoral da Criança. A atividade reuniu cerca de 230 crianças e contou com brincadeiras e a distribuição de lanches e presentes. Os brinquedos foram doados pelos fiéis das Paróquias Santa Júlia São Judas Tadeu.