Emlur apresenta em seminário práticas para melhoria do serviço
A criação de comissões que visam a horizontalização da gestão pública, dando mais transparência e democratizando as decisões para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e valorizar ainda mais os servidores. Esse foi um dos destaques apresentados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) durante o Seminário de Benchmarking, promovido pelo Programa de Qualidade (PPQ) e pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), do Governo Federal. O evento aconteceu no auditório Máster do Sebrae, em João Pessoa.
O Gespública tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Na ocasião, o diretor-administrativo da Emlur, Renato Leitão, mostrou um vídeo contendo informações sobre os serviços prestados pela autarquia, a valorização do servidor e a modernização nos processos finalísticos da empresa. Foram apresentadas aos participantes do evento as práticas desempenhadas pela empresa na limpeza urbana da cidade, destacando o que foi melhorado com relação a prestação de serviço à população durante a gestão municipal.
Ele enfatizou em sua fala a maturidade da gestão com a implantação de três comissões Modernização e Administração, Esportiva e de Segurança no Trabalho – para criar mecanismos na busca da eficiência, eficácia e economicidade no desempenho das atribuições desenvolvidas pela Emlur.
O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, recebeu do gerente do prêmio nacional da Gestão Pública, César Viana, o Certificado de nível de Gestão Pública 2009. O objetivo do certificado é reconhecer o compromisso assumido pelas organizações que realizaram auto-avaliações e elaboraram o plano de melhoria em 2009 para aplicar durante o ano de 2010.
Em seu discurso o superintendente da Emlur enfatizou a importância da Autarquia ter aderido ao Gespública. A Emlur hoje está preparada para disseminar a importância das ferramentas de gestão do Gespública para toda a esfera municipal paraibana, já que somos o primeiro órgão público municipal a aderir e ter resultados concretos, observou.
Segundo ele, por meio do Gespública a Emlur conseguiu criar um alicerce, onde os servidores se envolveram na busca de uma melhor qualidade do serviço público. O tema gestão pública, independente da natureza dos governos, será sempre um desafio e, nós, estamos trabalhando para que ele permaneça na empresa não importando quem venha a governar futuramente, ressaltou.
A programação contemplou palestras, casos de sucesso, debates e workshop que irão de maneira completa disseminar as melhores práticas de gestão da qualidade no estado. Além da Apresentação da Emlur, outros cases de sucesso foram mostrados durante o seminário, entre eles, o da Capitania dos Portos da Paraíba, que também recebeu o Certificado de nível de Gestão 2009.
Auto-avaliação – A Emlur realizou o segundo ciclo de auto-avaliação anual da gestão – exercício 2009/2010, demostrando seu compromisso com o aperfeiçoamento contínuo. A Autarquia aderiu ao Gespública no final de 2007, quando fez sua primeira auto-avaliação. Com mais um ciclo de 250 pontos, a Emlur conquistou o direito de utilizar o instrumento de avaliação para os 500 pontos em 2010.
No instrumento de auto-avaliação estão previstos oito critérios de gestão: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, cada uma com cinco a seis alíneas para serem respondidos.
O que é o programa – O Gespública foi instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e o aumento da competitividade do País. Ele nasceu de uma fusão entre o Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e o Programa Nacional de Desburocratização.