Emlur informatiza Sistema de Protocolo e melhora serviços à população
Ângela Costa
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), por meio do seu Centro de Processamento de Dados (CPD), inova com a implementação de um novo sistema de consultas e processos do protocolo: Sistema de Informatização de Documentos. O novo sistema começa a funcionar esta semana. Na prática, haverá maior transparência, agilidade e economia no acompanhamento dos processos protocolados na Autarquia pela população, órgãos públicos ou pelos próprios servidores, com o acompanhamento dos processos online, através do Site da Prefeitura de João Pessoa.
A implementação desse novo recurso vai centralizar a geração dos protocolos no tele-atendimento, 0800 e dos fiscais em campo. Marcos Júnior, do CPD, explica que o processo sendo acompanhado eletronicamente vai eliminar várias etapas da sua tramitação dentro da empresa, a exemplo da impressão de documentos e o trânsito dos servidores entre setores. “O resultando é a agilidade e economia”, reforça.
Internamente – a implantação do novo sistema também facilitará o acompanhamento dos processos internos da Autarquia, como tramitação de ofícios, memorando, solicitação de férias, licenças, assim como os respectivos despachos. Tudo com acompanhamento eletrônico.
Durante todo o mês de outubro a CPD elaborou um calendário de treinamentos para servidores da Emlur, com foco nos coordenadores de cada setor que ficarão encarregados de encaminhar os processos ao tele-atendimento para a criação do número de protocolo. A finalidade foi orientar os servidores sobre a utilização de todas as ferramentas disponíveis no novo sistema. Segundo Marcos Júnior, o novo Sistema de Protocolo já está em operação e foi inserido na Nova Plataforma Tecnológica da Autarquia, com base nas necessidades da empresa.
“O novo sistema vem a fortalecer os serviços do Alô Limpinho (0800-083-2425 e 3214-7628) e da recepção, que funcionam como canais de comunicação entre a população e a empresa no registro e no acompanhamento das demandas após a geração de protocolo”, informa Lucius Fabian, superintendente da Emlur.
Economia – Com a centralização e informatização do sistema, a previsão é que seja gerada uma economia na impressão de papeis e cartuchos das impressoras. O CPD realizou um levantamento do consumo de papel e impressão utilizados diariamente na Divisão de Fiscalização (Difil), 0800 e tele-atendimento no ano de 2015, detectando um consumo de 2,5 mil folhas de papel diariamente. Com a informatização do processo de protocolo a expectativa é que haja uma redução de mais de 80%.