Emlur lança projeto Catadores de Arte com espetáculo musical
Com o objetivo de mostrar ao grande público o trabalho artístico desenvolvido pelos integrantes do Baticumlata, do grupo de teatro Agentes da Alegria e do Coral da Emlur, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) lança nesta segunda-feira (29) o Projeto Catadores de Arte. O evento será realizado no Teatro Ariano Suassuna, a partir das 20h17, com a apresentação de um espetáculo musical do Baticumlata e do Coral da Emlur, que contará com a participação especial de músicos paraibanos. Além disso, também será lançado o material audiovisual do fotógrafo Ricardo Peixoto.
O projeto Catadores de Arte é resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos culturais da Emlur, formado em sua maioria por agentes de limpeza. Segundo Carlos Anísio, diretor musical do espetáculo, o lançamento do projeto será uma oportunidade de conhecer o trabalho de valorização social e cultural desenvolvido pela Autarquia. Quem já conhece o Baticumlata e o Coral da Emlur vai revê-los com uma nova roupagem, com recursos que em geral não se tem nas apresentações corriqueiras. Quem nunca viu vai, com certeza, ficar surpreso com a qualidade e a força do trabalho, afirmou.
O show do Baticumlata e do Coral da Emlur contará com a participação de importantes artistas da música nacional e paraibana como o trombonista Radegundis Feitosa, Antônio Barros e Cecéu, Escurinho, Lucyane Alves, do Clã Brasil, e a Orquestra Splok. O espetáculo também terá uma super banda composta por grandes instrumentistas da Paraíba como Costinha (sax e flauta), Igor Wendell (teclados), Sérgio Gallo (contrabaixo) e Glauco Andrezza (bateria).
Além dos convidados especiais, a apresentação ainda contará com a participação do percussionista Zé Guilherme e da maestrina Fátima França, que estão à frente do Baticumlata e do Coral das Emlur, respectivamente. O mestre de cerimônia da apresentação será o humorista Cristovam Tadeu.
Durante o espetáculo haverá uma mostra de um vídeo experimental do fotógrafo Ricardo Peixoto, que registrou durante um ano shows tanto do Baticumlata e do Coral quanto espetáculos do grupo de teatro Agentes da Alegria. Ricardo Peixoto levou esses grupos para serem fotografados em lugares inusitados, como feiras livres e viadutos. A ideia era fazer intervenções urbanas, uma forma de levar esses grupos para se comunicar com a sociedade, explicou.
Para o fotógrafo, que também trabalhou na criação do material gráfico de divulgação do evento, seu registro é uma forma de captar a magia do mundo das artes. Muitos dos integrantes do Baticumlata e do Coral mudaram a sua perspectiva de ver a vida ao se juntarem a esses grupos, mostrando que a arte pode resgatar e elevar as pessoas afirmou.
Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, o projeto Catadores de Arte é o coroamento de todo um trabalho voltado para educação ambiental e para o incentivo à cultura dentro da empresa. O trabalho de valorização dos servidores e de educação ambiental mostra o quanto é forte a cultura para a transformação e o empoderamento das pessoas, afirmou o titular da pasta. Orgulhoso e satisfeito pela realização do projeto, o superintendente destacou a luta e o esforço para a concretização de um sonho que saiu do papel e ganhou vida ao longo da gestão.
Estamos lançando o projeto Catadores de Arte onde a música, o teatro, o artesanato produzido com matéria reciclado ganham uma dimensão extraordinária nas mãos dos nossos artistas, disse Coriolano Coutinho.
Gravação – O espetáculo musical servirá como amostra para o CD que os grupos musicais da Emlur estão gravando e que só deverá estar finalizado em maio. O repertório do CD conterá composições de vários artistas como Livardo Alves, Chico César, Milton Dornellas, Pedro Osmar, Paulo Ró, Antônio Barros e Cecéu, além de canções compostas originalmente pelo maestro Carlos Anísio para esses grupos.
SERVIÇO
Local: Teatro Ariano Suassuna, avenida Walfredo Leal, 550
Dia: 29 de março
Horário: 20h17