Emlur monta esquema de limpeza durante as festas carnavalescas
Uma equipe 80 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana da PMJP trabalhará na limpeza do Centro da Capital, nesta sexta-feira (20), após a passagem do Bloco do Cafuçu, que sai da Praça Dom Adauto em direção a Praça Antenor Navarro, no Varadouro, local de encerramento do evento. Durante o Carnaval Tradição, um grupo de 120 pessoas trabalhará por noite na Avenida Duarte da Silveira, nos dias 22, 23 e 24. O esquema de limpeza da Emlur para as prévias e para o Carnaval Tradição tem como objetivo dar uma atenção especial às vias de desfile para que permaneçam limpas durante e depois da folia.
No feriado de Carnaval, a Emlur manterá o trabalho na Orla com funcionários e equipamentos adequados para manter a praia, as ruas e o calçadão limpos. Essa ação, durante os festejos de Momo, segundo Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção dos Resíduos Sólidos (Devac) , visa proporcionar ao folião mais conforto e segurança, providenciando a limpeza das áreas antes, durante e depois da passagem dos blocos.
Na quarta-feira de fogo (18), com a saída do Bloco das Muriçocas do Miramar, que arrastou milhares de foliões no Corredor da Folia da Avenida Epitácio Pessoa até a orla -, a Emlur disponibilizou 120 agentes de limpeza e recolheu cerca de 60 toneladas de lixo. A operação de limpeza está ocorrendo conforme o planejado e isso é importante, pois mostra a qualidade dos serviços prestados pela autarquia à população, disse o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho.
Noé Estrela disse que, além do trabalho do dia-a-dia, a Emlur está com atividades extras nesse período carnavalesco. O diretor informou que nos últimos dias, a autarquia vem realizando um verdadeiro mutirão para atender aos blocos que saem no Projeto Folia de Rua e aos independentes que desfilam pelos bairros da cidade.
Bem antes de começar a folia, a Emlur já estava realizando um mutirão de limpeza em vários pontos da cidade. Além das atividades normais da autarquia, foram realizados os serviços de limpeza, varrição e pintura de meio-fio nas vias de desfile dos blocos carnavalescos. Agora, estamos na fase de acompanhar a saída das agremiações para recolher os resíduos deixados pelos foliões, explicou Noé Estrela.