Emlur prepara cemitérios de João Pessoa para Dia das Mães
Os seis cemitérios de João Pessoa estão sendo preparados para receber um grande número de visitantes no Dia das Mães, que será comemorado em 9 de maio. Desde a semana passada, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está promovendo serviços de capinação, varrição, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio nesses equipamentos públicos. O Dia das Mães é uma das datas em que o fluxo de visitantes aumenta nos cemitérios, por isso a preocupação da Autarquia com a limpeza e organização. Para o serviço foram designados 60 agentes de limpeza, que devem concluir todo o trabalho até o final da próxima semana.
No cemitério do Cristo Redentor, que fica no bairro do mesmo nome, a limpeza já foi finalizada. Até a próxima terça-feira (4), o serviço acontece no cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro. Além desses dois, os outros quatro cemitérios passarão por um mutirão de limpeza, sendo eles: São José, em Cruz das Armas; Santa Catarina, no Bairro dos Estados; São Sebastião, no Mussumago e Nossa Senhora da Penha, na praia da Penha.
De acordo com o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos/Varrição e Coleta (Devac), Noé Estrela, a limpeza nos cemitérios é realizada com regularidade, mas, o trabalho aumenta em datas que mais recebem visitantes, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados.
O cemitério recebe ações de limpeza e manutenção durante todo o ano; porém, quando se aproximam as datas especiais, os serviços são intensificados e a Emlur realiza um mutirão para deixar os equipamentos públicos limpos e organizados para os visitantes, disse Estrela. O entorno e as ruas que dão acesso aos cemitérios também passarão por um mutirão de limpeza.
Para domingo, a Emlur montou um esquema especial. Noé Estrela informou que agentes de limpeza ficarão nos seis cemitérios durante todo o dia, para que esses equipamentos públicos fiquem limpos. Montamos equipes especiais para que os cemitérios permaneçam limpos antes, durante e depois das visitas do Dia das Mães, disse o diretor. Ele esclareceu que não cabe à Emlur fazer a manutenção dos túmulos. Isso compete aos familiares, explicou.