Emlur promove ação de conscientização sobre descarte adequado do lixo

Por - em 155

semam_eu_cuido_do_meu_lixo (5)A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) se concentra, nesta quinta-feira (5), durante todo o dia no Parque Sólon de Lucena com a divulgação da campanha ecológica ‘Eu Cuido do Meu Lixo’, encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente.

Dois coletores de lixo eletrônicos foram instalados no local para a população fazer o descarte de equipamentos eletrônicos. “A nossa palavra de ordem é a sensibilização. Sabemos que para haver mudança nos nossos hábitos é preciso a sensibilização de todos, com a perspectiva de trazer melhorias para o meio ambiente e para o nosso cotidiano”, observa Anselmo Castilho, superintendente da Emlur.

A animação da ação fica por conta do grupo de percussão Baticumlata, formado por funcionários da autarquia. Sob o som dos tambores, o grupo de teatro e a equipe do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) distribuíram sacolas ecológicas e colaram adesivos nos veículos que passaram no semáforo do cruzamento da Avenida Diogo Velho com a via que dá acesso ao Viaduto Dorgival Terceiro Neto (Terceirão).

Segundo Anselmo Castilho, as atividades de divulgação da campanha ‘Eu Cuido do Meu Lixo’ deverão ocorrer durante todo o ano. “A mensagem da campanha deve ser continua, deve fazer parte da rotina da população”, ressalta.

Coletores de lixo eletrônico – A população pode participara da ação, nesta quinta-feira (5), fazendo o descarte correto do seu lixo eletrônico. No local, estão instalados dois coletores, nos quais podem ser descartados equipamentos como telefones celulares e baterias, vídeo cassete, aparelho de som, liquidificador, TV, ventiladores, computadores, câmeras fotográficas, impressoras etc. “O descarte inadequado desse material pode ser nocivo ao meio ambiente. Além de substâncias químicas, em sua composição existe grande quantidade de plástico, vidro e metais. Materiais que demoram muitos anos para se decompor no solo”, ressalta Anselmo Castilho.