Emoção marca outorga do título de Cidadão Pessoense ao estilista Ronaldo Fraga

Por - em 1048

Max Oliveira

RonaldoF.TítuloCidaãoJP_fotoCornélioFelipe (198)A relação entre o estilista Ronaldo Fraga, a cidade de João Pessoa e o projeto Sereias da Penha ganhou mais um capítulo na noite desta quarta-feira (18). Em sessão especial realizada na Estação das Artes – anexo da Estação Cabo Branco, no Altiplano, Ronaldo recebeu o título de Cidadão Pessoense da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e de diversas autoridades do poder Legislativo e gestão municipal.

“Participar de uma sessão da Câmara Municipal me faz lembrar do período em que legislei na casa, inclusive conferindo o título de Cidadão Pessoense a outras pessoas importantes. Mas, hoje, eu posso dizer que esse é um dos mais justos, pelo trabalho relevante que o Ronaldo Fraga vem realizando com o projeto Sereias da Penha, que eleva o nosso artesanato para um patamar de dimensões internacionais”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Uma história que começou quando o estilista foi convidado para ministrar oficinas de artesanato de um projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Projeto João Pessoa Artesã (JPA), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Sebrae Paraíba. A confecção de biojoias – peças feitas com escama de peixe – transformou as mulheres da praia da Penha em artesãs, que acabou mudando também o próprio meio de vida das mulheres, agora donas do seu próprio negócio.

RonaldoF.TítuloCidaãoJP_fotoCornélioFelipe (255)Com o recebimento da honraria, Ronaldo Fraga revela que a trajetória de sua vida pessoal e artística ganha um novo capítulo, que ele faz questão de dividir, claro, com as Sereias da Penha e o povo de João Pessoa. “É como receber uma carta de amor correspondido”, disse o estilista emocionado. “É um amor para sempre. Ter nadado, mergulhado junto dessas Sereias da Penha, eu só tenho a agradecer de estar nesse lugar certo, dessa gestão que tem pessoas e parceiros que construíram um grande projeto”, finalizou Ronaldo Fraga.

Impressões sobre o homenageado – “É uma pessoa que coloca muita verdade no seu trabalho. A forma com que aborda a cultura da nossa cidade, a simplicidade e o amor diante do que faz é algo realmente admirável”, falou a primeira-dama de João Pessoa, e coordenadora do JPA, Maísa Cartaxo.

“Um grande obrigado, Ronaldo! Por ter enxergado a gente aqui em João Pessoa através da sua visão aguçada, e difundir o nosso artesanato para os quatro cantos do País”, disse o vereador Marco Antônio, autor da propositura.

“De simples donas de casa passamos a artesãs. É uma transformação que tem a participação da prefeitura e o dedo dessa pessoa maravilhosa, que é o Ronaldo Fraga”, afirmou Joseane Isidro, uma das 13 sereias presentes ao evento.

RonaldoF.TítuloCidaãoJP_fotoCornélioFelipe (94)Sobre o homenageado – Ronaldo Fraga nasceu em Belo Horizonte em 1966, graduou-se em Estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’s School of Design, em Nova York. Engajado em criar “roupas da moda” que valorizam a cultura popular, a geografia, a música e a literatura do Brasil, sem esquecer elementos culturais globais, Ronaldo Fraga é considerado o estilista mais “sui generis” do país.

Entre as coleções mais marcantes, “Quem matou Zuzu Angel ?” (verão de 2001/02) que lhe valeu o prêmio ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção como a melhor coleção feminina, “Rute Salomão” (inverno 2001) inspirada pelo holocausto,  tiraram lágrimas da plateia, pela força da narrativa visualizada através das roupas, Sereias da Penha (São Paulo Fashion Week, em 2015).