Emoção marca solenidade de certificação de Doulas Voluntárias

Por - em 912

Eliane CristinaDoulasVoluntáriasComunitárias_FotoGilbertFirmino (58)

Doação. Gratidão. Amor. Foram essas as emoções mais presentes na cerimônia de entrega de certificados às 31 mulheres que integraram a 4ª turma de Doulas Voluntárias, ocorrida na manhã desta sexta-feira (15), no Instituto Cândida Vargas (ICV), em João Pessoa. A certificação é o passo fundamental para que essa nova turma seja inserida no apoio às gestantes atendidas no ICV.

É justamente o espírito de doação que fez com que Jane Maria de Oliveira, de 43 anos, participasse do programa de Doulas Voluntárias. Casada, mãe de três filhos adolescentes, ela dedica às quartas-feiras ao voluntariado como doula no ICV.

“Já fazia trabalho voluntário, mas com pacientes terminais. Quando soube do curso, me inscrevi, fiz seleção e hoje estou recebendo o certificado. Para mim este trabalho é mais que especial e termino o curso com uma visão mais humanizada, agora vivencio o nascimento e isso é emocionante”, frisou.

O sentimento de gratidão também trouxe Josinalva Oliveira da Silva, de 51 anos, ao programa. Casada, mãe de três filhos e avó de três netos, Josinalva, que dá plantão às segundas-feiras no ICV, era uma das mais emocionadas ao receber o certificado de doula. “Para mim é um prazer servir com doula. Acompanhar muitas gestantes que chegam aqui, principalmente aquelas de outras cidades que são deixadas por ambulâncias e ficam sozinhas. No começo elas não entendem bem a nossa ação, mas aos poucos vão compreendendo, confiando na gente e no final fica aquele carinho e amizade. É gratificante”, pontuou.

O programa Doulas Voluntárias é fruto de ação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e ICV. Com esta turma, somam agora 88 doulas capacitadas para o acompanhamento de gestantes que atuam diretamente no processo de humanização do parto em curso no ICV.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza, o momento da certificação é sempre de muita emoção. “As doulas que participam deste programa são muito dedicadas, amorosas e apaixonadas pelo cuidar e isso fica evidente neste momento. Elas estão preparadas e capacitadas para o acompanhamento de gestantes”, afirmou.DoulasVoluntáriasComunitárias_FotoGilbertFirmino (62)

A diretora do ICV, Ana de Lourdes Vieira Fernandes, comemorou mais esta formação e lembrou a importância do voluntariado na instituição. “O acompanhamento feito pelas doulas fortalece as mulheres na hora do parto, este apoio é fundamental principalmente para aquelas que chegam aqui sozinhas”, disse.

Participaram da solenidade de certificação, a colaboradora do programa Doulas Voluntárias, Meirhuska Mariz Meira e Ana Carla Samara da Silva Jaqueira, representou as doulas da 4ª turma do programa.

 Próxima fase – Para o ano de 2016 não haverá abertura de nova turma de formação, mas sim um curso de atualização para as Doulas que já foram formadas pelo Instituto Cândida Vargas e pretendem continuar ou retomar as atividades de voluntariado na instituição. A fase de capacitação está em fase de elaboração e será divulgada em breve.