Empresas apresentam produtos e serviços de sinalização aos técnicos da Semob
A Prefeitura de João Pessoa, por intermédio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), realiza nesta quarta-feira (11) o Chamamento Público nº 2/2013 com a finalidade de conhecer soluções tecnológicas e equipamentos de sinalização para o sistema semafórico, painéis de mensagens – fixos e móveis – e dispositivos auxiliares.
A exposição dos produtos e serviços de seis empresas que atenderam ao Chamamento Público acontece das 9h ao meio-dia na sala de convenções nº 1 da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Cada uma delas terá um tempo máximo para mostrar seus produtos e serviços aos técnicos da Semob.
O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, disse que a iniciativa é importante para conhecer o que há de melhor em equipamentos de sinalização na atualidade. “A segurança da população é uma das principais preocupações da administração municipal, por isso, queremos investir em modernos equipamentos de sinalização, preparando a cidade para o futuro, e nada melhor que conhecer propostas de empresas que detém esse tipo de tecnologia”.
Nas apresentações, os expositores vão mostrar equipamentos para o sistema semafórico como grupos focais a LED (que reduz o desperdício no consumo de energia elétrica e o impacto no meio ambiente), baterias para a falta de energia (nobreak), painéis de energia solar para semáforos, controladores (inclusive ‘inteligentes’) com modificação da programação de acordo com o volume de tráfego; painéis de mensagens variáveis fixos e móveis para instalação em veículos e reboques, além de cones, tambores, cavaletes e dispositivos de sinalização de trânsito auxiliar (luminosos, iluminados, refletivos, barreiras móveis, bastões sinalizadores, sinalizadores luminosos e outros).
“A administração deve sempre buscar a austeridade, moralidade e a seriedade no gasto do dinheiro público, por isso a importância desse Chamamento Público”, afirmou Nilton. Ele ressaltou que este é o segundo evento do tipo a ser realizado pela Semob, sendo que o primeiro foi relacionado a equipamentos de fiscalização eletrônica.
As informações colhidas no Chamamento Público não implicarão obrigatoriedade do órgão de mobilidade urbana em contratação, mas servirão de balizamento para que o corpo técnico do órgão possa elaborar termo de referência para uma licitação futura.