Empresas da Capital conhecem aplicações da NF eletrônica
Agentes da Secretaria da Receita Municipal estão realizando durante toda esta semana visitas às empresas que vão participar do programa de ‘Sistema de Nota Fiscal Eletrônica’ (NFS-e). O objetivo é orientar os contribuintes sobre a utilização da Nota Fiscal Eletrônica, que será feita através da internet, em endereço eletrônico disponibilizado pela Secretaria. Inicialmente estão sendo beneficiadas 20 empresas, que são contribuintes da Capital e atuam em diversos ramos de comércio.
Nesta quinta-feira (13), os agentes estiveram em empresas instaladas no bairro de Mangabeira, onde orientaram o setor responsável pela emissão de Nota Fiscal sobre o novo sistema eletrônico. O NFS-e será lançado oficialmente no próximo dia 18, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, às 19h. Participarão do evento, representantes das 100 maiores empresas contribuintes do município. Na ocasião, os contribuintes vão receber manuais, orientando sobre como usar o NFS-e. Após o lançamento do Sistema, as empresas cadastradas terão 30 dias para implantar o serviço.
De acordo com a secretária da Receita Municipal, Livânia Farias, as demais empresas contribuintes serão cadastradas no Sistema, segundo um calendário a ser divulgado pela Secretaria nos próximos meses. A previsão é que até o final de agosto, todas estejam utilizando o programa.
Mais segurança – Com o novo recurso, os contribuintes vão poder emitir a Nota Fiscal Eletrônica em seu próprio domicílio fiscal, através da internet. O novo serviço oferece mais segurança na transferência de dados e redução de custos para os contribuintes. Para garantir essa segurança, o programa de emissão da Nota Fiscal Eletrônica conta com senha eletrônica e certificação digital. Através dela, não será mais preciso fazer a escrituração das notas no livro fiscal do prestador de serviço, passando a ser automática. Outro recurso do Sistema é a possibilidade de eliminação de erros de preenchimento de documentos de arrecadação, assim como no registro do pagamento, disse Livânia Farias.