EnCanto e Choro é a atração do Projeto Sabadinho Bom neste fim de semana

Por - em 549

Na última edição de outubro, o Sabadinho Bom apresenta o som da banda paraibana EnCanto e Choro. O evento acontece neste sábado (27), a partir do meio-dia, na Praça Rio Branco, localizada no Centro Histórico da Capital. O acontecimento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultura (Funjope).

Na apresentação deste sábado, um dos momentos especiais do show será a execução das músicas “Baião Delicado” (Ari Vieira e Waldir Azevedo) e “Atraente” (Chiquinha Gonzaga). Pela primeira vez no Sabadinho Bom essas composições serão cantadas, e não apenas tocadas instrumentalmente. A performance vocal será da cantora Francinete Socorro.

O grupo promete fortalecer os valores culturais da música brasileira através do canto e do instrumental, no ritmo do chorinho.  No repertório, canções compostas por grandes melodistas e letristas não apenas do choro, mas também do samba, a exemplo de Cartola, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Antonio Callado, Ernesto Nazareth, Vinícius de Morais, Chiquinha Gonzaga, João Pernambuco, Noel Rosa, Paulinho da Viola, João Nogueira e Ari Barroso.

EmCanto e Choro – O grupo, genuinamente paraibano, surgiu em 2011 com a proposta de fortalecer o gênero chorinho, sem se fechar para o diálogo musical com outros gêneros e produções que valorizam a beleza de canções de uma época de ouro da música popular, bem como as músicas de compositores locais. A roupagem criada para a voz, interpretação e instrumentação se une ao som dos choros, maxixes, sambas e outras produções de épocas tanto remotas quanto atuais.

EmCanto e Choro é composto por Francinete Socorro (voz), Raquel Dantas (violão de 6 cordas), João Maria Oliveira (violão de 7 cordas), Leonardo Silva (clarinete), Germana Mel (percussão e pandeiro), Manoel Medeiros Linhares (cavaquinho) e Thallyana Barbosa (flauta), todos artistas já envolvidos em outros projetos musicais.

Sabadinho Bom – Considerado um dos projetos culturais que mais se adaptou ao ambiente central da Capital, o evento se fixou no calendário da cidade e a cada nova edição, conquista um público maior, formado por pessoenses e turistas.

A cada nova semana, o projeto apresenta o melhor do choro na voz e nos acordes dos principais grupos pessoenses e de cidades próximas, mas também abre espaço para a apresentação de atrações nacionais. O espaço onde é realizado o projeto ‘Sabadinho Bom’ foi revitalizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Capital, sendo ainda Patrimônio Histórico Nacional.

Conhecida também como Praça do Erário, o logradouro está localizado em frente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias. O local foi recuperado graças a uma parceria do Iphan com o governo municipal.