Encontro de psicanálise discute dor e superação pela arte

Por - em 421

O 8° encontro do grupo Raízes Volantes, que trabalha a interface entre arte e terapia, debate nesta terça-feira (10) o sofrimento pessoal e a inspiração artística advinda da dor. Com o tema “Soufrernarte” (neologismo que significa “sofrer na arte”), o evento será realizado no miniauditório 1 da Estação das Artes, às 19h30, e tem entrada gratuita.

O encontro vai ser aberto por Petra Ramalho, que programou uma performance sobre a artista plástica mexicana Frida Kahlo, mesclando dança e teatro. Em seguida, Maria Figueredo apresentará um número encenado da poesia “Debaixo do Tamarindo”, do paraibano Augusto dos Anjos.

A engenheira Ana Pinho assina a mostra fotográfica “A dor do invisível”, seguida por Lenina Carneiro Lucena, que encenará a esquete “Faces ocultas”. A terapeuta argentina Sarah Arkanian, por sua vez, iniciará uma reflexão sobre o genocídio do povo armênio em 1915 e abordará as contribuições para o Ocidente de sua secular cultura.

O grupo – O grupo Raízes Volantes é composto por psicólogos, psicanalistas, terapeutas, bailarinos, dançarinos, artistas plásticos e escritores, que se reúnem uma vez por mês para eleger um tema central a ser trabalhado em diversas vertentes artísticas.

A intrincada relação que envolve psicanálise e arte tem sido insistentemente trabalhada na atualidade; e este fato, não representa, necessariamente, uma novidade. Freud, desde os escritos inaugurais da psicanálise, utilizou-se de produções artísticas, principalmente de imagens literárias, para dar corpo e forma a suas criações. Numerosa a quantidade de citações e de correspondências que ligam a obra freudiana, e seu criador, à criação artística e aos próprios poetas: Mann, Schnitzler, Rolland, Zweig, entre outros, foram tomados como interlocutores privilegiados.

 

Serviço:
8º Encontro Raízes Volantes – Arte e Psicanálise

Data: terça-feira (10)

Hora: 19h30

Local: miniauditório 1 da Estação das Artes (anexo da Estação Cabo Branco)

Informações: 3214-8303/8270


Entrada gratuita